Aprender brincando

Crianças de escolas públicas de Joinville (SC) aliam prática à teoria da sala de aula por meio da vivência do cotidiano rural

  
  
Alunos da 2ª série da Escola Municipal Zulma do Rosário Miranda no Sítio Vale das Nascentes

Aprender brincando. Essa é a proposta do projeto de turismo pedagógico, Viva Ciranda, lançado, nesta quarta-feira (23/03), em Joinville (SC). Ao aliar prática à teoria da sala, o objetivo do projeto, apoiado pelo Ministério do Turismo (MTur) e desenvolvido pela Fundação Turística de Joinville, é mostrar, a crianças de escolas públicas, o modo de vida no campo,

Para vivenciar o cotidiano rural, os alunos participam de atividades pedagógicas em propriedades localizadas nas regiões do Piraí, Dona Francisca, Quiriri, Estrada da Ilha e Estrada Bonita. Nas propriedades – divididas por temas como água e meio ambiente, flores, pequenos animais, cavalos, produção de mel e melado –, são propostas atividades educativas e recreativas referentes ao meio ambiente e à agricultura.

Mergulhar no mundo das abelhas; degustar mel em favo e melado de cana-de-açúcar e descobrir os benefícios para a saúde; conhecer nascentes de rios e aprender sobre uso racional da água e educação ambiental; deparar-se com uma variedade de flores e saber como são plantadas; andar a cavalo; tratar e alimentar animais; colher legumes na horta para a refeição; imitar o canto dos pássaros com apitos; encontrar-se com a bruxa que mora da casa de pedra. Esses são exemplos de atividades oferecidas nas propriedades.

A ideia do projeto é aprimorar o conhecimento de crianças e adolescentes e agregar novos saberes relacionados à realidade rural. E, ainda, estimular o desenvolvimento local e favorecer a sustentabilidade das áreas rurais. A expectativa é ampliar as práticas de vivência também a adultos e idosos.

Para mais informações acesse www.turjoinville.com.br/vivaciranda .

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em