Com gosto de interior

A importância do segmento rural tem sido crescente no Brasil. Fonte de renda para comunidades que vivem no campo, o tema será debatido no 5º Salão do Turismo

  
  

As atividades turísticas desenvolvidas no meio rural são uma interessante opção para os turistas e importante fonte de renda para as comunidades que vivem no campo. Por isso, o Turismo Rural será tema de diversas atividades durante o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 de maio de 2010 no Anhembi, em São Paulo.

No primeiro dia do evento, será lançado o projeto Talentos do Brasil Rural, a partir das 14h30, no estande do projeto. O projeto visa inserir produtos da agricultura familiar no mercado turístico. No espaço Núcleo de Conhecimento, destinado a debates e palestras, haverá a apresentação do artigo O pacote turístico ideal ao meio rural fluminense, de Dan Gabriel D’Onofre, às 17h. O artigo foi premiado pela seleção de artigos acadêmicos realizada pelo Ministério do Turismo (MTur).

No dia 27, serão realizadas as mesas de debate sobre Turismo em Pequenas Propriedades Rurais, às 14h30, e Turismo de Base Comunitária: Caminhos Rurais de Porto Alegre, às 17h. As inscrições antecipadas para os debates já superam as expectativas dos organizadores. A primeira mesa conta com a presença dos professores Ivo Elesbão, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Karina Solha, da Universidade de São Paulo (USP), do diretor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo Campos, e da consultora Thaise Guzzatti. Já a segunda, que tem como tema os roteiros de turismo de base comunitária, contará com a participação de representantes do projeto Caminhos Rurais de Porto Alegre.

O minicurso Comercialização e Inovação em Espaços Rurais e Naturais, que será ministrado pelo empresário português Paulo Lopes, da Oficina da Natureza, é um dos mais procurados pelos inscritos no Núcleo de Conhecimento. Ele abordará diferentes formas de comercialização de produtos turísticos, contando um pouco da experiência européia. Para fechar as atividades do núcleo, Andréia Roque, da operadora Brasil Rural, será uma das convidadas para debater o tema O benchmarking como metodologia de aprimoramento de produtos turísticos.

Para conhecer a programação completa do evento e fazer sua pré-inscrição gratuita, acesse www.salao.turismo.gov.br Aqueles que preferirem fazer a inscrição no próprio evento ficam sujeitos à vagas existentes no auditório.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em