Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Turismo rural > 

Culinária, lazer, história e religião são destaques nos circuitos de agroturismo de Serra

Atualmente, o município conta com cinco circuitos: Guaranhuns, Pitanga, Muribeca, Chapada Grande e Circuito das Águas

24 de Maio de 2010.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Agroturismo em Serra

Agroturismo em Serra
Foto: Divulgação

O agroturismo, ou turismo rural, é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural de um município, usufruindo da produção local, agregando valor a produtos e serviços e valorizando a cultura da comunidade. Serra, uma das cidades que mais se desenvolvem na Região Metropolitana e que pertence à Rota do Sol e da Moqueca, está se tornando uma referência no agroturismo do Espírito Santo.

Ações como as rodas de viola, luaus e festas promovidas por proprietários rurais fazem do agroturismo de Serra um valioso atrativo turístico da Grande Vitória. Atualmente, o município conta com cinco circuitos: Guaranhuns, Pitanga, Muribeca, Chapada Grande e Circuito das Águas.

Circuito Guaranhuns

O Sítio Recanto Morro do Céu é a primeira parada no circuito. Um lugar agradável, que oferece trilhas, passeios a cavalo e carros de boi aos visitantes. É lá que está o maior banco genético de bromélias do Estado. São 554 espécies catalogadas, segundo o biólogo Najib Neto, responsável por apresentá-las aos visitantes.

Localizado a cinco quilômetros de Serra Sede, é um local para apreciação e vivência com animais domésticos do campo. A propriedade ainda possui uma casa para alugar, com espaço para 20 pessoas e um camping para 10 barracas.

A Fazendinha do Mini Cowboy é um lugar de sonhos para as crianças. Lá estão expostos animais mansos e domésticos típicos de fazendinha, como pôneis e aves, e todos podem interagir com os bichos. Oferece ainda passeios a cavalo, charrete, piscina e campo de futebol. Pôneis podem ser alugados para aniversários e festas infantis.

O Sítio Recanto do Mestre Álvaro é a pedida para o almoço, com comidas feitas no fogão a lenha e doces produzidos artesanalmente na propriedade. Todas as hortaliças usadas na preparação das comidas são cultivadas pelo próprio sítio e propriedades da região. Além disso, é um excelente local para passar o dia em família, descansar, contemplar a natureza, fazer trilhas, passear a cavalo e charrete, tomar banho de bica e curtir os jogos de mesa.

O Café da Roça Tereza oferece um saboroso café caseiro com vista para o Mestre Álvaro. Sua especialidade são os bolos de fubá, abacaxi e coco, doces cristalizados, licores, bolo de chocolate com café, pudim e pão caseiro. O local também pode ser alugado para festas e aniversários.

Circuito Pitanga

Localizado a 30 quilômetros de Vitória, é um roteiro para quem aprecia os quitutes típicos de ambientes rurais. A região é bucólica, e fica no entorno sul do Mestre Álvaro, tendo como destaques a Fazenda Rosiqueli e o Sítio Ouro Velho.

Na Fazenda Rosiqueli funciona uma casa de chá, onde o visitante pode se deliciar com bolos variados, cuscuz, arroz doce, tortas, biscoitos, pães e sucos naturais de frutas colhidas na propriedade. O local trabalha com agendamento antecipado aos domingos e feriados.

No Sítio Ouro Velho, além do restaurante que serve comidas como galinha caipira, costela assada, tilápia, feijoada, entre outras delícias, o visitante pode aproveitar para levar sua rede e descansar, pois na propriedade existe um redário.

Para os que procuram emoção, há também uma tirolesa (cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos) para adultos e crianças. Os doces artesanais feitos na propriedade também se destacam.

Circuito Muribeca

Localizado em Muribeca, à margem da BR101, ao norte de Serra Sede, o Sítio Vista Linda oferece comida caseira, compotas e licores, além de lazer com cavalos e criação de animais.

Já o Sítio Catavento é destinado a aluguel para lazer de grupos, com área de eventos, piscinas, churrasqueiras, quadra gramada, suítes e alojamento. Tem a capacidade de hospedar 100 pessoas.

Circuito Chapada Grande

O Sítio Chapadão é um local para eventos e hospedagem de grupos, com trilhas ecológicas, churrasqueira fixa e móvel, fogão a lenha e industrial, quiosque, piscina, sauna a lenha, represa, campo de futebol, vôlei de areia e área para camping.

Quem optar pelo Sítio do Éden encontrará uma ótima estrutura para passar o dia com a família ou pode até alugá-lo para eventos. Com sala de jogos, caiaque, pesque-pague, campo de futebol e piscina, ainda possui um restaurante cujas especialidades são o filé de tilápia e a carne de sol com aipim.

Circuito das Águas

Neste circuito o visitante encontra o Rancho Serra Azul, com sete lagoas, playground, campo de futebol, área para festas, quadra de vôlei, peteca, caiaque, pedalinho, charrete, cavalo, praia de água doce e trilhas.

É no Circuito das Águas que está a Lagoa Juara, que faz parte da bacia hidrográfica do Rio Jacaraípe e abriga o Projeto Tilápia, com a instalação de tanques-rede. Lá existe um restaurante que serve as iguarias feitas com tilápia, mas o peixe também é comercializado para quem deseja testar sua própria receita em casa.

Turismo cultural e religioso

Visitar os circuitos turísticos da Serra é uma boa oportunidade de conhecer a cultura e religiosidade local. Em Serra Sede funciona o Museu Histórico da Serra, ocupando uma das construções mais antigas do município. É o casarão da família Castello, construído pelo capitão João Cardozo Castello, comandante da Guarda Nacional da Serra, na ocasião de seu casamento, em 1862.

O sobrado foi reformado por Rômulo Leão Castello, em 1945. O museu é equipado com uma sala de exposição temporária e sala de vídeo, além de um acervo que conta com mobílias que pertenceram a Judith Leão Castello Ribeiro, célebre cidadã do Estado.

Já a Casa do Congo Mestre Antônio Rosa possui um acervo sobre a cultura do congo, contribuindo para a sua preservação. Realiza exposições e funciona em uma antiga casa da Serra Sede.

As Formigas Bordadeiras são a preservação de uma crença. Acredita-se que, desde 1996, formigas começaram a desenhar, nas folhas das árvores de uma casa localizada em Serra Sede, imagens sacras, passagens bíblicas e frases, sob o comando de Nossa Senhora. As folhas estão expostas e também acontecem diariamente rezas e leituras das mensagens que ainda chegam pelas folhas que caem das árvores.

O monumento em homenagem a Chico Prego, líder da revolução em Queimado, morto por enforcamento em 1850, na Vila de Nossa Senhora da Conceição, em Serra, é outra atração turística da Serra Sede. Ele fica na Praça Almirante Tamandaré, pesa quatro toneladas e foi construída pelo artesão Jacob Kuster, o Tute.

Em Serra Sede existe também a lojinha de agroturismo e informações turísticas, que vende biscoitos, doces, artesanatos, dentre outros itens produzidos pelos profissionais que trabalham o setor no município.

Serviço:
- Sítio Ouro Velho
BR 101 Norte, Km 261 - Bairro Pitanga, Serra
Funcionamento: de sexta a domingo e feriados nacionais - das 10 às 17 horas
Almoço: das 11h30 às 15 horas
Agendamento antecipado: 3341-1476 / 8155-6208
sitioourovelho@hotmail.com

- Fazenda Rosiqueli
Rua Miguel José, s/nº, Bairro Pitanga, Serra
Funciona só com agendamento 3341-1161

- Sítio Recanto Morro do Céu
Estrada de Itaiobaia, Serra
Funciona só com agendamento 3327-3790; 9947-6725; 3074-4923
recantomorrodoceu@hotmail.com

- Fazendinha do Mini Cowboy
Estrada de Itaiobaia, Serra
Atendimento só com agendamento: 3328-8639; 9957-9762
www.minicowboyeventos.com.br
minicowboyeventos@gmail.com

- Sítio Recanto do Mestre Álvaro
Estrada de Itaiobaia, Serra
Funcionamento: de sexta a domingo e feriados nacionais, das 10 às 17 horas
Almoço das 11 às 15 horas
Contato: 3074-7445 / 9839-5484
sitiorecantomestrealvaro@hotmail.com

- Café da Roça Tereza
Rua Durval Aguiar Franco, 91, São Lourenço, Serra
Funcionamento: sexta e sábado, das 17 às 21 horas, e domingo das 15 às 18 horas (trabalham com agendamento)
Contato: 3251-1743 / 8833-0346
Tereza_neto@yahoo.com.br

- Sítio Vista Linda
Zona Rural de Muribeca, Serra
Funcionamento: domingos e feriados, das 10h às 15h30
Contato: 8144-5850 / 8156-0941
O restaurante está aberto para o público em geral das 10h às 18h, aos domingos.
sitiovistalinda@hotmail.com

- Sítio Catavento
BR 101 Norte, Km 251, Estrada de Muribeca, Serra
Agendamento: 9983-2498 / 9943-0215
www.sitiocatavento.com.br

- Rancho Serra Azul
Rua 5, s/nº, Magistrado, Jacaraípe, Serra
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
Contato: 3252-6003 / 3252-6004
www.ranchoserraazul.com.br

- Lagoa Juara
Av. São Paulo, s/n, Jacaraípe, Serra
A visitação aos tanques é feita com agendamento: 3252-3747 / 9852-5493

- Sítio Chapadão
Rodovia BR 101, Km 241, a 300 m do asfalto, Chapada Grande , Serra
Agendamento: 3325-7240 /8146-5266

- Sítio do Éden
BR 101, km 246, Serra (ao lado da Grein Brasil)
Aberto todos os dias das 8 às 17 horas
Contato: 3205-6767 / 9910-7959

- Museu Histórico da Serra
Rua Cassiano Castello, 22, Serra Sede
Funcionamento: de terça a sábado, das 9 às 17 horas
Contato: 3251-6636

- Casa do Congo Mestre Antônio Rosa
Praça João Miguel, Serra Sede
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e nos fins de semana, apenas com agendamento.
Contato: 3251-5870

- Formigas Bordadeiras
Rua Aldari Nunes, 162, Bairro São Lourenço, Serra Sede
Funcionamento: de terça a sexta, das 13 às 16 horas
Agendamento: 3235-9140

- Lojinha de agroturismo
Praça Ponto de Encontro, Serra Sede
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 12 horas e das 16 às 22 horas
Contato: 3034-5677

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Rosivani

 postado: 2/6/2010 16:44:09editar

Essas dicas de agroturismo no Espirito Santo são ótimas idéias para quem quer passear e conhecer melhor o interior do nosso estado. Temos vários lugares lindos e paradisiacos que nem nós capixabas conhecemos.

Abraços a todos que gostam de sentir o cheiro da terra.

 

 

Veja também

O talentoso Brasil RuralCom gosto de interior

 

editar    editar    editar    555 visitas    1 comentários