Feira de negócios destaca turismo rural do Nordeste

Nem só de litoral vive o turismo do Nordeste. Em uma região de vocação eminentemente agrícola, o turismo rural vem conquistando cada vez mais espaço e se apresenta como uma boa opção para as pessoas que querem e precisam se distanciar dos grandes centros.

  
  

Nem só de litoral vive o turismo do Nordeste. Em uma região de vocação eminentemente agrícola, o turismo rural vem conquistando cada vez mais espaço e se apresenta como uma boa opção para as pessoas que querem e precisam se distanciar dos grandes centros.

Para despertar a atenção de empresários do setor e criar um espaço de discussão de tendências e oportunidades do interior nordestino, o Sebrae realiza, de 17 a 20 de agosto, a primeira edição da Feira Regional de Turismo no Espaço Rural, a Ruraltur. O evento acontece no Centro de Educação Empreendedora, em João Pessoa.

A feira vai reunir atrativos turísticos de cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas. A estrutura da feira conta com 40 estandes e promete ao público uma verdadeira imersão na autêntica cultura popular do Nordeste.

No espaço dedicado ao Cariri paraibano, por exemplo, o visitante poderá degustar alguns produtos da Iacoc, uma incubadora de empresas da região que dá apoio a dez fabricantes de derivados do leite de cabra. Queijo, doce de leite, iogurte e até licor fazem parte do cardápio.

Fruto da criação e das mãos habilidosas de rendeiras, tecelãs e bordadeiras, o artesanato também tem trabalhos de encher os olhos.

A Incubadora de Tecelagem e Tapeçaria de Gurjão será uma das expositoras que vai dividir a atenção dos visitantes com outras tantas modalidades artesanais da Paraíba e dos outros estados.

O Curimataú paraibano participa apresentando a produção local de mel de abelha e castanha de caju das empresas sediadas na Iagroc, a Incubadora do Agronegócio que fica em Araruna (PB).

Eventos paralelos:

Para realizar o evento, o Sebrae estabeleceu parcerias com a Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr), o governo da Paraíba e a Associação Paraibana de Turismo Rural (Apetur). Só mesmo uma ação conjunta para realizar um evento tão grande.

Para se ter uma idéia da dimensão da feira, basta dizer que ela congrega outros dois eventos igualmente importantes, que acontecerão paralelamente.

Com o objetivo de consolidar os roteiros de ecoturismo, turismo rural, cultural, de aventura e impulsionar a comercialização dos destinos, os expositores participarão de uma Rodada de Negócios, que está sendo cuidadosamente organizada pela equipe do Sebrae em Pernambuco.

É nesse momento que as empresas de receptivo local vão sentar com representantes de operadoras e agências para `vender seu peixe` e fazer parcerias.

`Muita gente não sabe, mas aqui na Paraíba nós temos roteiros com muito potencial. O do Vale dos Dinossauros, reconhecido nacionalmente e situado em Sousa, e o Caminho dos Engenhos são dois deles`, indica a coordenadora do Programa de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Medeiros.

Congresso de Turismo:

Enquanto uns fazem negócios, outros se atualizam e aprofundam o conhecimento sobre setor. No auditório do Sebrae, cerca de 250 profissionais e estudantes participarão do 3º Congresso Paraibano de Turismo, onde serão discutidas diversas propostas de regionalização do turismo estadual nas quatro regiões definidas pela PBTur - Litoral e João Pessoa, Agreste e Campina Grande, Sertão e Sousa, Cariri e Cabaceiras , e que envolve 48 municípios.

O evento vem a calhar, já que 90% das empresas de turismo no Brasil são de pequeno porte e, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento do turismo rural é responsável por 30% do faturamento nacional do setor no País.

De um ponto de vista mais amplo, o que se espera é que a Ruraltur desperte os visitantes para o caráter de integração , que valoriza o meio ambiente, as tradições da região e as atividades agropecuárias , proposto pelos roteiros interioranos, mas que também seja um evento onde os donos de pequenas propriedades rurais possam encontrar informações para começar a atividade e atender o turista.

Serviço:

1ª Ruraltur - Feira Regional de Turismo no Espaço Rural

Período: 17 a 20 de agosto

Local: Centro de Educação Empreendedora do Sebrae na Paraíba

Horário: 17/08 - das 17 às 22h

18 a 20/08 - das 8 às 19h

Informações - (83) 3218-1000

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Marcone Edson Lins de Sousa.

Marcone Edson Lins de Sousa.

07/12/2009 23:25:22
A feira de negócios especialmente rural é importantíssimo não só para o litoral norte e sul, mas também para o sertão cariri e curimataú porque vai gerar muitos empregos nesse setor. Especialmente a feira vai divulgar os produtos de cada região paraibano.É de suma importancia a participação do governos estaduais e municipais.