Livro traça panorama do turismo rural na região Sudeste

Com a proposta de apresentar o universo do turismo rural brasileiro na região Sudeste, resgatando sua história, tradições, valores culturais riqueza arquitetônica e gastronômica, foi lançado no dia 25/03, às 19h, na livraria Fnac Pinheiros, o livro Turism

  
  

Com a proposta de apresentar o universo do turismo rural brasileiro na região Sudeste, resgatando sua história, tradições, valores culturais riqueza arquitetônica e gastronômica, foi lançado no dia 25/03, às 19h, na livraria Fnac Pinheiros, o livro Turismo Rural -Região Sudeste.

Iniciativa da Editora Turismo de Campo, o livro de Andréia Maria Roque, ilustrado com fotos de Pisco Del Gaiso, é o primeiro de uma coleção, que conta com a parceria da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur) e recebeu apoio do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).

A autora, engenheira agrônoma com ampla experiência em pesquisa na área de desenvolvimento rural e turismo no espaço rural, partiu de tese de mestrado defendida em 2001 na Universidade Federal de Lavras, sobre o Turismo no Espaço Rural em Minas Gerais, para percorrer o País traçando um panorama sobre o turismo rural brasileiro e que agora resultará nos cinco título focando cada uma das regiões brasileiras.

“Em muitos países, hoje, assistimos a um incremento do turismo rural como estratégia de desenvolvimento e valorização das culturas locais. Isso vem ocorrendo principalmente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, esse movimento ainda tem enorme potencial a ser
explorado”, afirma a autora. O próximo título previsto é o da região Sul, que deverá ser lançado no segundo semestre.

“A coleção busca valorizar o espaço cultural nos Estados, ao disseminar o conhecimento sobre as atividades turísticas oferecidas no interior, em especial no potencial representado pelas micro e pequenas propriedades, que formam quase a totalidade deste universo”, lembra o editor do projeto, Paulo Junqueira Arantes.

Sarau Rural :

Após o lançamento na Fnac, a autora seguiu para Itu,onde no dia 27/03 houve um Sarau Rural na Fazenda Chocolate (Rodovia Itú-Cabreúva, km 89). O Sarau Rural começou às 16 horas, em clima de descontração, com a típica acolhida do interior, incluindo quitutes da roça.

Na ocasião, diversos proprietários rurais paulistas estiveram presentes, representando o segento e prestigiando o lançamento. Os visitantes foram recebidos também pelo `Cumpade Timóteo” de Itu,que lançará o Tur do Timóteo, roteiro de um dia por fazendas e locais ainda desconhecidos pela população, acompanhado por `Timóteo de Itu - o Caipira mais grande do Brasir` que, durante todo o trajeto, ilustra o passeio com causos, folclore, piadas, lendas e verdades da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-SP

  
  

Publicado por em