Missão piauiense conhece modelo capixaba de agroturismo

Representantes do Piauí visitam as cidades de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Anchieta, onde o agroturismo encontra-se em estágio mais avançado

  
  

Um grupo de 20 piauienses, entre técnicos e empreendedores, está no Espírito Santo para conhecer experiências de sucesso com o agroturismo - ou turismo rural - nos municípios do Estado. A visita começou nesta quinta-feira (3) como resultado de convênio firmado entre o Sebrae/PI e a Secretaria e Turismo do Piauí (Setur).

O convênio prevê a estruturação do turismo rural por meio de roteiros na zona rural de Teresina e nos municípios de União, Campo Maior, Pedro II e Castelo do Piauí, localizados na região norte do Estado. Entre as ações definidas no acordo estão a visita técnica ao Espírito Santo e a elaboração de inventário de todos os municípios envolvidos.

A missão fica no Espírito Santo até o dia 6 de setembro. O grupo percorrerá as cidades de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Anchieta, nas quais o agroturismo encontra-se em estágio de desenvolvimento bastante avançado.

"O Piauí tem uma extensa área rural com potencialidade turística. A intenção dessa missão é conhecer o agroturismo no Espírito Santo, onde essa atividade econômica é desenvolvida de maneira eficiente, tornando a região referência quando se trata de turismo rural no Brasil", comenta a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae/PI, Ceres Rebelo.

Após a missão, Sebrae/PI e Setur vão iniciar a elaboração de um roteiro turístico incluindo a Cacimba Velha, na zona rural de Teresina, e o município de União, distante 59 quilômetros ao norte da capital. A iniciativa vai envolver empreendedores de diversas atividades.

"Teremos empreendedores do agronegócio do leite, de produção de tomates secos, de cultivo de flores e folhagens tropicais, de criação de animais para esporte hípico, de cultivo de cana de açúcar, entre outros segmentos", informa Ceres.

O convênio firmado entre Sebrae/PI e Setur prevê ainda a criação de um roteiro contemplando os municípios de Campo Maior, Pedro II e Castelo do Piauí.

Venda Nova do Imigrante

A cidade de Venda Nova do Imigrante localiza-se na região central serrana do Espírito Santo, distante 103 quilômetros de Vitória, capital do Estado. Foi a primeira cidade capixaba a praticar o agroturismo, destacando-se no País como modelo ideal dessa atividade.

Belezas naturais em vales e montanhas e cultura com fortes traços italianos são alguns atrativos dessa cidade, que é a segunda maior da região serrana do Espírito Santo.

As belas propriedades rurais e a oferta aos turistas de produtos caseiros, com selo de qualidade e autenticidade, nos locais onde são fabricados, com acompanhamento de todo o processo de produção, garantem o sucesso do turismo rural na região.

Em Venda Nova do Imigrante, os piauienses vão conhecer a Oficina de Mármore, as instalações dos Produtos Caseiros Luzia e Nair, o Posto de Informações Turísticas, a Pousada Nonno Beppi, o Sítio do Máximo Lorenção, Agroturismo Casa Vechia, Fazenda Saúde, Sítio Lúcio Busato, Fazenda Carnielli, Família Altoé e Loja La Villanella.

Ainda em Venda Nova do Imigrante, o grupo participará de tarde de debate com a participação de empresários e representantes de entidades que atuam em favor do agroturismo na região, da prefeitura municipal e do Sebrae/ES.

Domingos Martins

A cidade de Domingos Martins fica localizada na região sudeste do Espírito Santo, a 42 quilômetros de Vitória. Suas propriedades rurais com comidas típicas, paisagens e peculiar modo de viver fazem do turismo rural uma atividade em rápido crescimento.

Muitas fazendas e sítios recebem turistas que querem manter contato com a vida no campo. Nesses locais são comercializados queijos, biscoitos, licores, vinhos, doces, iogurtes, geléias, embutidos e cachaça. Os visitantes podem também participar da colheita de cereais, frutas e legumes e presenciar o processamento dos produtos.

Atividades rurais, passeios por trilhas na Mata Atlântica e revigorantes banhos de cachoeira são um atrativo a mais da região.

Em Domingos Martins serão visitadas as instalações do Agroturismo Ronchi, onde há plantio de morangos, e do Agroturismo Família Uliana.

Anchieta

Localizado na região sul do Espírito Santo, a 71 quilômetros de Vitória, o município de Anchieta é um local onde o agroturismo se fortalece a cada dia, marcado pelo surgimento de pousadas e restaurantes de comidas típicas.

O Circuito dos Imigrantes (Família Lorencini e Córrego da Prata) e o Circuito Cultura é Fé (Igreja Nossa Senhora de Assunção, Museu Padre Anchieta, Praça dos Imigrantes, Casa da Cultura e Casario de Quarentena) são os locais a serem visitados em Anchieta.

Encerrando a visita ao município, o grupo participa de almoço na Escola Família de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, ligada ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

O grupo de visitantes é formado por representantes do Sebrae/PI, Setur, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresina (Semdec), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), prefeituras municipais de União, Campo Maior, Pedro II e Castelo do Piauí, além de empresários e proprietários de empreendimentos rurais dos municípios contemplados no convênio.

Serviço:
Sebrae no Piauí – (86) 3216-1305

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em