O turismo rural tem atraído cada vez mais pessoas

Conhecer a beleza da natureza e a rotina da zona rural gera muita curiosidade nas pessoas que moram em grandes cidades

  
  
No Dia de Peão, o viajante atravessa os alagados do Pantanal a galopes para chegar até os locais de pasto,, onde os animais ficam soltos / Divulgação

Quem nunca teve vontade de largar tudo e ir para bem longe do convívio cotidiano, da tecnologia, dos prédios, do barulho das buzinas, faróis etc?

Conhecer a beleza da natureza e a rotina da zona rural gera muita curiosidade nas pessoas que moram em grandes cidades. Felizmente, graças ao turismo, à diversidade de locais a serem explorados e conhecidos e às inúmeras atividades oferecidas, dá até para arriscar "experiências alternativas", nem que seja por pouco tempo.

Viajar, para muitos, é sinônimo de descobertas. O turismo rural ajuda a perceber que a vida no campo é tão interessante quanto a que é levada na cidade, e isso é um grande trunfo para aqueles que gostam de desconectar-se da urbanização.

Nesta busca muitos já descobriram que dá para vivenciar um Dia de Peão, isso mesmo, 24 horas no campo ordenhando, pastoreando e supervisionando os animais.

A Pousada Piuval, que fica dentro de uma fazenda na cidade de Poconé

no Pantanal Mato-grossense, oferece ao turista a oportunidade de passar um dia acompanhando o trabalho dos funcionários.

No Dia de Peão, o viajante atravessa os alagados do Pantanal a galopes para chegar até os locais de pasto,, onde os animais ficam soltos. Lá, auxiliam os peões a guiar, dar água, comida, vacinas e remédios, se necessário, aos animais.

Quem quiser se aventurar no Dia de Peão não pode esquecer a calça jeans, o chapéu, camisa e filtro solar, por se localizar em uma área descampada, não há sombras.

Não é obrigatório ter habilidades de montaria, mas se tiver um pouco de experiência já ajuda a deixar as rédeas, literalmente, curtas.

Os participantes mais desbravados podem ainda experimentar o "guaraná pantaneiro", a bebida é forte e é uma mistura de pó de guaraná e água, que os peões tomam fielmente todos os dias para espantar o cansaço.

Os amantes do ecoturismo podem aproveitar muito os outros dias de permanência na pousada, a região é ideal, já que é considerada um dos patrimônios naturais mais valiosos do Brasil, sendo que se destaca graças à riqueza de sua fauna com 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1.132 espécies de borboletas e 656 de aves.

Além de contar com distintas paisagens durante o ano, já que a região tem períodos de cheia e períodos de seca.

A Pousada Piuval fica localizada na Rodovia Transpantaneira, km 10 do município de Poconé-MT, a apenas 100 km de Cuiabá, sendo a primeira pousada da região.

Oferece a seus hóspedes 7.000 ha de terra, com uma das mais bonitas paisagens que pode ser encontrada no Pantanal.

A infraestrutura oferecida inclui ar-condicionado, sistema de telefonia e Internet, piscina com cascata, quadra de vôlei gramada, torre de observação, playground, entre outras.

Além de passeios a cavalo, barco e caminhadas em trilhas ecológicas.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Luana Figueiredo

  
  

Publicado por em