Programa de Turismo Rural Cooperativo irá oferecer opção de renda para produtores

O Sescoop de São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) lança no 3 de junho, terça-feira, o Programa de Turismo Rural Cooperativo.O projeto tem o objetivo de inserir o ecoturismo nas propriedades rurais, para oferecer opção

  
  

O Sescoop de São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) lança no 3 de junho, terça-feira, o Programa de Turismo Rural Cooperativo.O projeto tem o objetivo de inserir o ecoturismo nas propriedades rurais, para oferecer opção de renda aos produtores.Será implementado no Circuito das Frutas, que abrange as cidades de Jundiaí, Jarinu, Louveira, Itatiba, Indaiatuba, Itupeva, Valinhos e Vinhedo.

A região é caracterizada pelo fácil acesso e proximidade da Capital: todas as cidades estão, no máximo, a 70 quilômetros de São Paulo. Os sete roteiros criados envolvem cerca de 30 propriedades, que receberão os turistas para mostrar um pouco da vida rural: os pomares, as tarefas cotidianas e produtos típicos, como vinhos, cachaças, doces e artesanatos. São roteiros de um dia, com café da manhã e almoço típicos e passeios nas propriedades.

`O objetivo não é suplantar ou substituir as atividades tradicionais da propriedade rural, mas agregar renda aos produtores por meio da divulgação das suas características e da comercialização direta dos seus produtos típicos`, afirma Evaristo Machado Netto, presidente do Sistema Ocesp/Sescoop-SP.

Ele ressalta que o grande desafio dos programas de desenvolvimento rural é a criação de condições que possibilitem a permanência do homem no campo, de maneira digna e sustentável, e o atendimento da demanda por produtos agropecuários.

O Sistema Ocesp/Sescoop-SP atua em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur. A Ocesp/Sescoop-SP entrou com a gestão do programa, a capacitação dos proprietários e a divulgação dos roteiros.

O treinamento procurou orientar os proprietários a trabalharem com o turismo como alternativa de renda, a implementar a organização social dos produtores e a incentivar a formação de associações e cooperativas para atuarem na atividade turística e escoar a produção, entre outras coisas.

O programa será lançado em um grande evento para agentes de viagem,jornalistas e parceiros, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Serviço :

Lançamento do Programa de Turismo Rural Cooperativo

Data: 03 de junho de 2003, às 10 horas

Local: Parque da Água Branca - Salão Nobre (em frente à Arena)

Endereço: Av Francisco Matarazzo, 455, Água Branca - São Paulo - SP

Estacionamento: Rua Ana Pimentel, s/n.

Programação: 10h00 - Chegada dos convidados
10h15 - Apresentação do Programa de Turismo Rural
11h00 - Café Típico

Fonte: Ex-Libris Assessoria e Edições

  
  

Publicado por em