Programa do Sebrae e MTur dá inicio aos Roteiros Nacionais de Imigração

Para promover o desenvolvimento do turismo rural no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, o Sebrae catarinense iniciou agora em setembro, ações para fortalecer o apoio aos agricultores de pequenas propriedades e produtores rurais da regi

  
  

Para promover o desenvolvimento do turismo rural no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, o Sebrae catarinense iniciou agora em setembro, ações para fortalecer o apoio aos agricultores de pequenas propriedades e produtores rurais da região. A iniciativa segue a linha do projeto Roteiros Nacionais de Imigração, lançado esta semana no município de Pomerode, com o objetivo de preservar o patrimônio histórico, arquitetônico, turístico e cultural da região.

A iniciativa visa a preservação e estímulo do aproveitamento dos espaços identificados com as tradições da imigração européia, principalmente italianos e alemães. A realização é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com Sebrae, ministérios do Turismo e o de Desenvolvimento Agrário, e outros organismos estaduais.
O trabalho será realizado em 100 propriedades dos nove municípios do Vale do Itajaí. Durante os dois anos iniciais, uma série de ações para promover o desenvolvimento sustentável da região.

Para as instituições participantes, os benefícios esperados são abrangentes não só pelo caráter regional, mas pelos segmentos que podem ser alcançados, que vão desde produtores de pequenas propriedades rurais até empresários de restaurantes, comércio, meios de hospedagem, equipamentos de lazer e receptivos com a criação de uma oferta de quatro roteiros turísticos nos municípios participantes até dezembro de 2009.
Já foi realizado o inventário nos municípios de Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Indaial, Jaraguá do Sul, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, com mapeamento, levantamento fotográfico e arquitetônico, e a digitalização das plantas da região.

Fonte: BrasilTuris

  
  

Publicado por em