Seja dono da sua Agência de Viagens Virtual

Notícias > Turismo > Turismo rural > 

Rio Grande do Sul apresenta novo roteiro de turismo rural

As áreas que integram o roteiro fazem parte da Costa Doce, região turística composta por praias de águas doce e salgada, reconhecida como um rico patrimônio cultural Da ASN/RS Divulgação As &aa

4 de Maio de 2007.
Publicado por myk  

As áreas que integram o roteiro fazem parte da Costa Doce, região turística composta por praias de águas doce e salgada, reconhecida como um rico patrimônio cultural

Da ASN/RS

Divulgação

As áreas que integram o roteiro fazem parte da Costa Doce, região turística composta por praias de águas doce e salgada

Pelotas - A região sul do Rio Grande do Sul, por sua configuração geográfica e econômica, possui extensos espaços destinados à atividade rural, que, aliados ao esporte e à aventura, transformam-se em preciosos destinos para o turismo e o lazer.

Quem procura por essas belas paisagens terá ainda este ano uma nova opção de roteiro: 'Recantos e Encantos - Cultura e Ecoaventura dos Cerros e Lagoa', que reúne os municípios de Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel e Sertão Santana.

O projeto, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Sul por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo da Costa Doce, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Costa Doce (AD Costa Doce), será oficialmente lançado no Festival de Turismo de Gramado, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que acontece em novembro deste ano.

As áreas que integram o roteiro fazem parte da Costa Doce, região turística composta por praias de águas doce e salgada, reconhecida como um rico patrimônio cultural à margem do maior complexo lacustre da América Latina, formado pela Laguna dos Patos, Lagoas Mangueira e Mirim.

"As trilhas de ecoturismo de Sertão Santana, o turismo rural de Mariana Pimentel e os hotéis e pousadas da Barra do Ribeiro, juntos, formarão uma trilha completa para os turistas que pretendem conhecer as belezas da região", destaca o consultor do Sebrae Daniel Botelho. Segundo ele, o objetivo do roteiro é propiciar maior divulgação e visibilidade para região, reafirmando a Costa Doce como um produto no mercado turístico gaúcho.

Qualificação e informação

O nome e as primeiras ações da iniciativa foram definidos durante reunião no dia 27 de abril em Sertão Santana. Quinze empreendedores da região que contempla os três municípios devem receber ainda no mês de maio consultorias especializadas em gastronomia, hotelaria e design, para desenvolvimento do material publicitário do novo roteiro.

Ainda este mês, os empreendedores participarão do curso 'Aprender a empreender - pousadas e hotéis'. Elaborado pelo Sebrae Nacional em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o curso utiliza metodologia de educação a distância e aborda o comportamento empreendedor e os valores empresariais.

Os alunos recebem um kit composto por apostila, fita de vídeo e ficha de avaliação. As lições, divididas em 10 capítulos, são apresentadas por meio de uma telenovela, que aborda as dificuldades e os desafios mais comuns para a abertura e a manutenção de micro e pequenas empresas.

A implantação do novo destino turístico prevê ainda que, nos dias 15 e 16 de junho, os empresários desenvolvam as atividades propostas no roteiro experimental. Depois, irão se reunir para definir as tarifas e o material promocional do projeto.

Atrativos

Entre as atrações de Mariana Pimentel, município distante 72 quilômetros de Porto Alegre, destaca-se a 'Pedra equilibrada' que, com peso aproximado de 750 toneladas, desafia as leis da física, pois se equilibra em apenas 60 centímetros sobre outra pedra. Conforme a Prefeitura Municipal, o acesso é fácil e ela é visualizada a uma distância de 10 quilômetros. O interior do município é rico em minérios, tais como bauxita e xisto, além de possuir uma cobertura vegetal exuberante com muitas cascatas e cavernas.

Barra do Ribeiro, distante 56 quilômetros da capital gaúcha, por sua vez, possui diversos hotéis e pousadas localizados no meio rural, oferecendo aos visitantes opções de lazer e cultura gaúcha.

Sertão Santana, município distante 77 quilômetros de Porto Alegre, oferece cinco trilhas ecológicas de baixa até alta dificuldade, com imensas rochas, labirintos naturais, mata nativa, cascatas, além de uma vista panorâmica da Laguna dos Patos.

De acordo com João Meyer, representante da Prefeitura no projeto, a iniciativa conjunta com os outros municípios permitirá maior promoção desses atrativos, que poderão ser mais bem comercializados turisticamente. "Queremos promover as trilhas ecológicas de Sertão Santana, que são pouco conhecidas no turismo rural", ressalta.

Fonte: Sebrae

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

maria josémendes

 postado: 6/11/2008 00:51:36editar

acho ótimo o insentivo desta região , pois tenho um hotel fazenda a mais de 15 anos no municipio de arambaré , e vejo que o turismo nesta região , tem um grande potencial, tem que ser mais divulgado, o rio grande do sul é rico em regioes, esta nossa ,é muito importante, tanto para a história de nosso estado como pela beleza natural de nossa laguna dos patos e pelo turismo rural.

Está registrado o elogio. Grato pelo comentário. Continue a acessar o site.

vilmna

 postado: 23/11/2010 19:53:29editar

Eu estive duas vezes passeando pelo Rio grande estive em gramado, canela,e em outras cidaes. Quero saber onde se pode comer uma costela de chao. churrasco gaucho pois estou voltando em janeiro começando por Torres. MUITO Obrigado

Infelizmente não tenho nenhuma dica no momento.
Grato pelo comentário. Continue a acessar o site.

virginia da silva tortellli

 postado: 17/1/2012 20:52:09editar

eu queiro conheser os hoteis eu queiro ver as suas ideias eu ja tenho o mata e pelotas

Infelizmenteeste artigo não trata destes assuntos. Grato pela colaboração.


 

Veja também

Oficina vai planejar ações para incrementar turismo rural no Paraná1º Workshop de Turismo Rural em Campo Grande conta com apoio do Sebrae

 

editar    editar    editar    1.703 visitas    3 comentários