Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Turismo rural > 

Setur/PI e Emater promovem palestras sobre turismo rural

Para a técnica da Setur, Alberita Nunes, que está acompanhando de perto os trabalhos, o projeto tem tudo para dar certo e tornar o turismo rural uma realidade no Piauí de forma sustentável.

29 de Julho de 2009.
Publicado por Equipe EcoViagem  

A Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está desenvolvendo um projeto de sensibilização para o desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar no Piauí.

De acordo com a técnica da Setur, Liége Moura, o objetivo é formar técnicos, através de cursos acerca da atividade turística, e ainda realizar seminários de sensibilização em assentamentos na tentativa de despertá-los para a importância do turismo na melhoria da qualidade de vida, visando ainda promover a valorização da produção agrícola da agricultura familiar no Estado.

A comunidade da região de Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, São Braz, Jerumenha e Bonfim está participando ativamente de Seminário de Sensibilização no Sítio Mocó, desde esta segunda-feira (27) até esta quarta-feira (29), onde a Secretaria de Turismo vai levar a proposta de composição de uma equipe de articulação do turismo rural entre os próprios agricultores familiares da região.

Desde o mês de abril, os esforços estão sendo feitos e já foram realizados cursos de Elaboração de Roteiros: Inventário e Diagnóstico para os técnicos do Emater, Seminário de Sensibilização para a Comunidade do Assentamento Belas Fontes, município de União; Curso de Projetos Turísticos - Conceitos e Experiências para técnicos do Emater no litoral.

“Trabalhar com o turismo voltado para a agricultura familiar é valorizar as atividades do campo, típicas da agricultura familiar, exaltando o patrimônio cultural e natural. Além disso, é uma atividade que fixa homens e mulheres no campo, promovendo a geração de mais renda”, afirma o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes.

Para a técnica da Setur, Alberita Nunes, que está acompanhando de perto os trabalhos, o projeto tem tudo para dar certo e tornar o turismo rural uma realidade no Piauí de forma sustentável. “Temos a matéria-prima que são as belas paisagens e a própria vida no campo. A comunidade e a interação do pequeno produtor com o visitante serão o grande mote de divulgação do Turismo Rural”, explica.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Caxias do Sul abre as porteiras para o turismo ruralAmpla programação da Feira de Turismo Rural atrai de empreendedores a visitantes

 

editar    editar    editar    104 visitas    0 comentários