Setur vai desenvolver Turismo Rural em José de Freitas, no Piauí

Devido à proximidade entre os municípios de José de Freitas e União, eles deverão se integrar para a criação de um novo roteiro turístico baseado na vivência no campo, nas belezas naturais e na agricultura.

  
  

O secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, reuniu-se nesta última terça-feira (11) com o prefeito de José de Freitas, Robert Freitas, para discutir o planejamento de ações para desenvolver o turismo rural no município.

Na reunião foi discutida a possibilidade de apoio técnico da Setur para viabilizar a implantação de ações de turismo rural, não só no município, mas também na região. Devido à proximidade entre os municípios de José de Freitas e União, eles deverão se integrar para a criação de um novo roteiro turístico baseado na vivência no campo, nas belezas naturais e na agricultura.

De acordo com Sílvio Leite, a Secretaria de Turismo do Piauí deve apoiar o desenvolvimento do turismo nos municípios e por isso incentiva a criação de uma Secretaria de Turismo Municipal em José de Freitas, como uma das ferramentas para o planejamento de ações voltadas exclusivamente para o setor.

Com o apoio das universidades, a Setur começará a desenvolver um inventário turístico da região para conhecer de perto seus principais atrativos, visando ao turismo de forma regional e ao desenvolvimento através da junção dos atrativos que a região tem a oferecer. Além de possibilitar um acordo de cooperação técnica entre a secretaria e o município com a doação de equipamentos básicos para estruturar a Secretaria de Turismo Municipal.

O secretário Sílvio Leite estará em José de Freitas na próxima terça-feira (18) para uma visita ao Açude do Bezerro, um dos principais atrativos turísticos do município, e fazendas antigas que embelezam o município e podem enriquecer o turismo rural.

Segundo a turismóloga da Setur, Anecy Castelo Branco, o turismo rural é de extrema importância para o desenvolvimento de uma cidade e vem se mostrando um segmento que traz benefícios para a comunidade na geração de renda e na fixação do homem no campo. “No turismo rural há a integração dos turistas com os atrativos, que vai além da visitação, tem o próprio contato”, ressalta.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em