Talentos do Brasil Rural recebeu mais de 110 propostas

O objetivo do projeto é promover a inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico

  
  
Projeto valoriza produção rural

Descanso, tranqüilidade e comidinhas caseiras têm muito a ver com Turismo Rural. Se o roteiro for estruturado e o atendimento de qualidade, melhor ainda. Pensando nisso, os ministérios do Turismo (MTur), do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Meio Ambiente (MMA), além do Sebrae e Agência de Cooperação Técnica Alemã - GTZ vão divulgar no dia 4 de março o resultado da chamada pública do eixo serviços do projeto Talentos do Brasil Rural. Vinte e quatro roteiros turísticos receberão apoio para se fortalecerem, promoverem e comercializarem, tendo a agricultura familiar como um diferencial.

Entre os meses de novembro de 2010 e janeiro deste ano, foram entregues 117 propostas. Os roteiros selecionados deverão ser compostos por, no mínimo, 10% de empreendimentos da agricultura familiar. Além disso, deverão estar acessíveis a no máximo três horas de viagem, por meio terrestre ou aquaviário, de uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Foram enviadas propostas para todas as capitais que sediarão jogos do Mundial.

De acordo com a coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima, o objetivo do projeto é promover a inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. “Além de inserir cosméticos, artigos decorativos e utilitários, alimentos e bebidas da agricultura familiar em hotéis, restaurantes, bares e lojas, o projeto também pretende preparar a propriedade familiar para o recebimento de turistas”, explica.

A coordenadora acrescenta que os benefícios deverão alcançar agricultores familiares, prestadores de serviços turísticos e até os próprios turistas. “O Talentos do Brasil Rural é uma forma de agregar valor e gerar de renda para o agricultor, pois representa um novo mercado para a comercialização, o mercado turístico”.

Os resultados da chamada serão publicados nos sites do Sebrae Rio Grande do Sul (www.sebrae-rs.com.br), do Sebrae Nacional (www.sebrae.com.br), do MDA (www.mda.gov.br/saf) e do MTur (www.turismo.gov.br), a partir do dia 4 de março de 2011.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria-Geral de Segmentação do Ministério do Turismo pelo e-mail rural@turismo.gov.br ou pelo telefone 61 2023-8166.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em