Notícias > Turismo > Turismo rural > 

Turismo do Tocantins ganha reforço da agricultura familiar

O projeto irá inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico (tais como bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato), agregando valor à oferta turística brasileira

2 de Janeiro de 2012.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Mercado turístico ganha reforço da agricultura familiar

Mercado turístico ganha reforço da agricultura familiar
Foto: Thiago Sá

O Turismo do Tocantins está inserido, a partir de agora, na realização do “Projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.” A convite do Ministério do Turismo (MTur), a Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), indicou dois técnicos para compor o grupo nacional de interlocução e acompanhar a realização do projeto em âmbito estadual. Esta é uma parceria que envolve o Ministério do Desenvolvimento Agrário com o Ministério do Turismo, Sebrae, Ministério do Meio Ambiente e a GIZ-Agência de Cooperação Alemã.

O projeto irá inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico (tais como bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato), agregando valor à oferta turística brasileira. A ideia é que se valorizem os sucos orgânicos, os queijos e embutidos, artigos decorativos, vinhos, compotas e geléias produzidos por agricultores familiares, entre outros, para que os turistas apreciem. Aqui no estado foram selecionados, por meio de chamada pública, a Associação dos Artesãos de Lagoa do Tocantins e Associação dos Extrativistas e Artesãos do Capim Dourado do Jalapão.

A Adtur participa desta parceria com entusiasmo porque acredita no trabalho conjunto de empreendedores e instituições públicas, que fomentem ações sustentáveis para a agricultura familiar e a atividade turística, diz o presidente Lucio Flavo Adorno. Estão previstas a realização de estudos para conhecer a oferta e a demanda nos destinos, a qualificação de empreendimentos e ações de promoção e comercialização. Serão qualificados 125 empreendimentos da agricultura familiar no país, que trabalhem com artesanato, agroindústria e turismo. A previsão de execução é de 18 meses.

O Talentos do Brasil Rural se baseou na experiência de outros projetos – Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, Economia da Experiência e Talentos do Brasil, por exemplo - executados pelo MTur e MDA, que, desde 2003, são parceiros no fomento ao turismo rural.

Fonte: ADTUR

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Piquenique no Parque da Água Branca em São PauloJoinville está mais florida com 73ª Festa das Flores

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários