Turismo Rural é tema de discussão

Um mercado que ganha cada vez mais destaque é o turismo rural

  
  

Todo começo de ano é a mesma coisa: as fortes chuvas prejudicam a plantação e, conseqüentemente, a renda dos produtores rurais. Por isso, um mercado que ganha cada vez mais destaque é o turismo rural, que se tornou uma alternativa rentável para os trabalhadores da área. Pensando nisso, os produtores de Jundiaí e Região se reunirão amanhã, às 19 horas, na Paróquia Bom Jesus, no bairro da Toca, para um encontro que tem como foco sensibilizá-los para a importância de participarem do Programa de Turismo Rural -- curso gratuito que será realizado pelo Sindicato Rural de Jundiaí - Entidade Patronal.

Segundo Claudemir Fernando Caldeiron, coordenador de cursos do Sindicato dos Produtores Rurais, caso os produtores se interessem pelo programa, o curso terá início em março e terminará em novembro. "O programa consiste em ajudar o trabalhador ou proprietário de uma área rural a ampliar o olhar sobre a propriedade em que trabalha", explica. De acordo com ele, cada vez mais produtores se adaptam ao novo mercado. "Muitas vezes, abrir o lugar para a visitação e incluir uma loja com produtos típicos são boas opções. Restaurantes e espaços para cafés da manhã também são interessantes."

O coordenador explica que esse é o terceiro curso realizado pelo sindicato e afirma que a aceitação tem sido boa. "O setor rural da Região é muito conhecido pela fruticultura. Paralelo a isso, o produtor sabe que pode ampliar o nível dos negócios dentro da propriedade dele e isso tem feito toda a diferença, já que o investimento não é alto."

Para o produtor rural Antônio Roberto Loschi, o turismo tem ajudado. Ele, que fez curso de turismo rural no Sebrae, já está no ramo há três anos. "Agregar é sempre interessante. Vejo um potencial muito grande para a Região e tenho certeza que todos os produtores devem investir nisso. Temos boas vias de acesso e estamos com os clientes na nossa porta."

Fonte: Jornal de Itupeva

  
  

Publicado por em

Adson bonfim

Adson bonfim

29/04/2009 12:40:02
Olá, boa tarde a equipe. É com grande satisfação que vejo este assunto integrador das comunidades rurais, sobretudo as pequenas ganharem proporções maiores a cada dia, debates e discussões acerca deste assunto me alegra, pois eu como formando em guia de turismo regional aqui na Bahia, espero poder conhecer uma comunidade que trabalhe com este produto. Obrigado pelo espaço e até breve.

Jane Figueirêdo

Jane Figueirêdo

18/02/2009 19:33:17
É com muita satisfação que vejo a caminhada dia a dia mais valorizada do desenvolvimento sustentável do nosso campo através do turismo rural!
Creio ( ou melhor ) tenho certeza de que 99% dos governos estaduais e municipais ainda não entenderam de fato todo o poder desenvolvimentista do turismo rural bem planejado!!!
Como ele ( o TR ) tem o poder de fixar o homem no campo com possibilidade de maior qualidade de vida para sua familia, de criar novas opções de empregos diretos, indiretos e oportunidade de renda para artezãos, pequenos agricultores, etc.
E principalmente valorizar a mão de obra feminina!!!!
Por todos esses motivos e mais ainda a oportunidade também de trabalharmos a preservação ambiental , é que luto com todo o meu ideal para desenvolver o turismo rural; para que mais e mais pessoas entendam o seu significado e importancia como alternativa de renda e oportunidade de melhor qualidade de vida para os campesinos e os urbanos !!
Reafirmo : fico feliz em ver que a cada dia cresce a compreensão da importancia do desenvolvimento sustentável através do turismo rural !

Jaína Fernandes

Jaína Fernandes

18/02/2009 10:31:49
Não conheço Jundiaí. Tenho uma irmã que reside em Sorocaba e tem uma chácara em Pilar do Sul. Esta área do Turismo me fascina. Tivemos o início do Turismo Rural em Lages (Santa Catarina). O visitante interagia com os produtores da Agricultura Familiar, principalmente. Também o cultivo de orquídeas, roseiras e outras plantações pode chamar atenção, assim como a implementação de restaurantes, cafés regionais, artesanato, a história do lugar, enfim, são todos estes atributos que valorizam os costumes daquela comunidade. No Turismo Rural pode-se trabalhar com as comunidades do entorno favorecendo melhor qualidade de vida e geração de renda alternativa. Pode-se criar cursos e debates relacionados a Educação Ambiental e muito mais.
Parabéns pela matéria.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Jaína, O Portal EcoViagem trabalha para levar à todos as melhores matérias. E são internautas como você que nos impulsiona a trabalhar e melhorar cada vez mais! Agradecemos o comentário. Portal EcoViagem