Turismo rural é tema de seminário

A Associação Brasileira de Turismo Rural (ABTR) promoverá no dia 9 de setembro, em São Paulo, o seminário “Turismo Rural: pronto para decolar?”,com o objetivo de discutir as perspectivas do setor que conta com cerca de 1.600 estabelecimentos n

  
  

A Associação Brasileira de Turismo Rural (ABTR) promoverá no dia 9 de setembro, em São Paulo, o seminário “Turismo Rural: pronto para decolar?”,com o objetivo de discutir as perspectivas do setor que conta com cerca de 1.600 estabelecimentos no País, entre pousadas e hotéis.

Estarão presentes palestrantes de diversos segmentos do turismo, como José Zuquim, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Orlando Pereira Barreto, prefeito de Brotas (SP), e José Bento Desie,coordenador do Núcleo de Turismo do Sebrae-SP, entre outros.

O evento é dirigido aos profissionais que atuam no setor, como agentes de viagens e proprietários de pousadas, proprietários rurais, professores e estudantes de cursos de turismo, secretários municipais de turismo e pessoas interessadas no assunto.

“Com esse seminário, queremos fazer uma reflexão sobre o turismo rural, discutindo seus problemas e principalmente suas potencialidades, que acreditamos ser muitas em razão das origens fortemente rurais de nosso País”, afirma Luis Alberto Moreira Ferreira, presidente da ABTR.

A entidade, criada em 1992, conta com ampla experiência em turismo rural, é a principal entidade do setor em âmbito nacional e está coligada a mais de trinta associações congêneres internacionais.

“No Exterior, o turismo rural é extremamente desenvolvido e praticado por um grande número de turistas”,acentua Luis Alberto Moreira Ferreira.

“Somente na França existem 55 mil estabelecimentos recebendo hóspedes; na Alemanha são cerca de 22 mil e na Itália, 15 mil”.

O presidente da ABTR afirma que o Brasil já conta com “excelentes hotéis e pousadas rurais” mas que “o setor ainda carece de mais atenção para ganhar maior qualidade e profissionalismo em seu conjunto”.

Essa atenção deve vir dos agentes de viagem, incentivando o turismo rural entre seus clientes; dos proprietários de hotéis e pousadas, qualificando seus estabelecimentos; das prefeituras dos municípios com potencial turístico, promovendo a atividade em suas cidades; e dos produtores rurais, considerando a possibilidade de atuar no turismo rural como fonte de renda adicional e geração e de empregos.

O evento conta com o apoio da Associação Brasileira Criadores (ABC), em cuja sede será realizado: Av. José César de Oliveira, 181, 11º andar, na Vila Leopoldina, São Paulo. Até 30 de agosto, o valor da inscrição é de R$ 50,00, com almoço incluso; após essa data, R$ 80,00.

Turismo Rural - Pronto para decolar?

09h00 Abertura-Engº Agrº Luis Alberto Moreira Ferreira
Presidente da ABTR e ABC

09h15 “O papel da imprensa no turismo rural”

Palestrante: André Vargas, jornalista da área de turismo

Debatedor: Artur Luiz Andrade, editor-chefe do jornal Panrotas

10h15 “Como as agências e operadoras de turismo vêem o turismo rural”

Palestrante: José Zuquim, presidente da Braztoa e diretor da Ambiental Viagens

Debatedor: Luiz Carlos Rodrigues do Valle, diretor da Terranobre Turismo

11h15 Intervalo para café

11h45 “Os municípios e o turismo rural: Brotas um caso de sucesso”

Palestrante: Orlando Pereira Barreto, prefeito de Brotas

Debatedor: Jarbas Favoretto, presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico

12h45 Intervalo para almoço

14h45 “Sebrae: como promover o turismo rural”

Palestrante: José Bento Desie, coordenador do Núcleo de Turismo do Sebrae-SP

Debatedor: José Mauro Orlandini, diretor da Associação Paulista dos Municípios e ex-prefeito de Bertioga

15h15 “Fazendão: uma pousada que deu certo”
Palestrante: Engº Fábio Sá Moreira de Oliveira, proprietário da Pousada Fazendão

Debatedora: Engª Agrª Maria Isabel Scarpa de Arruda, proprietária da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista

16h15 Intervalo para café

16h45 “O turismo rural perante a legislação trabalhista”

Palestrante: Dr. Domingos Zainaghi, doutor em Direito do Trabalho pela PUC, profº universitário e advogado

17h45 Encerramento
Engº Agrº Luis Alberto Moreira Ferreira

Haverá sorteio de um final de semana grátis em uma pousada rural.

Informações pelo telefones (11) 3832-9369
e 3641-5566 .

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação

  
  

Publicado por em

Roseli Pereira de Paula

Roseli Pereira de Paula

21/01/2009 15:59:48
O apoio ao turismo rural é de grande importancia dentro da agricultura familiar,mas vejo a nessecidade de mehor divulgaçâo, para que desperte o interece aos municipios com potencial.Tambem o apoio na implantaçâo de projetos dentro desta area..