Notícias > Turismo > Turismo rural > 

Turismo Rural tem espaço no Festuris

O Turismo Rural atrai cada vez mais turistas que buscam a paz e a tranqüilidade do campo, com sua comida típica, produtos direto da fonte e a natureza exuberante do interior do Brasil

6 de Julho de 2010.
Publicado por Equipe EcoViagem  

A correria do dia a dia está ajudando um segmento turístico a ter bons resultados. O Turismo Rural atrai cada vez mais turistas que buscam a paz e a tranqüilidade do campo, com sua comida típica, produtos direto da fonte e a natureza exuberante do interior do Brasil. Este crescimento, segundo o Ministério do Turismo, pode ser explicado pela a necessidade que o produtor rural tem de diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos, e a vontade dos moradores urbanos de reencontrar suas raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior.

Essa tendência, apresentada no Festival do Turismo de Gramado em cinco edições do Salão do Turismo Rural, surge como uma opção de lazer para o turista e uma importante e viável oportunidade de renda para o empreendedor rural. O produtor rural, além de atrair o turista para vender sua produção, oferece serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento, produtos in natura (frutas, ovos, verduras) ou beneficiados (compotas, queijos, artesanato). Assim, obtém-se melhores preços e qualidade para o turista e maior renda para o produtor. Isso permite que famílias mantenham-se em sua terra, sem buscar alternativas nas cidades. Tradições são mantidas e repassadas e a cultural regional do país preservada.

TRADIÇÃO - O Rio Grande do Sul, estado que prima pela preservação de suas tradições culturais, vem criando rotas rurais com o objetivo de reunir propriedades e municípios próximos pela valorização do produto local (uva e vinho, por exemplo) ou de uma característica marcante - como a colonização italiana, por exemplo. Nas 11 regiões turísticas do estado encontram-se estabelecidas 47 Rotas e Roteiros Rurais. Destaque para a região da Serra Gaúcha, que acumula 16 caminhos possíveis para o turista encantar-se com as belezas, sabores, aromas e prazeres do interior. Antenado com esse segmento promissor e importante, o 6° Salão do Turismo Rural do 22° Festival do Turismo de Gramado irá reunir expositores cujas atividades turísticas são desenvolvidas no meio rural, comprometidos com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

SOBRE O EVENTO
O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico - em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil pessoas. A cada ano, a feira recebe mais e mais profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Fonte: Marta e Silvia Comunicação

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Domingo no Campo em Porto Alegre (RS): Dia dos Pais com churrasco e trilhaAgricultura familiar e turismo

 

editar    editar    editar    84 visitas    0 comentários