Turismo rural terá apoio de Quebec e Rhône-Alpes

A visita de técnicos nas propriedades que desenvolvem turismo rural no Paraná, confirmou a importância técnica da cooperação nesse segmento

  
  

A visita de técnicos das províncias de Quebec, Canadá, e Rhône-Alpes, França, nas propriedades que desenvolvem turismo rural no Paraná, confirmou a importância técnica da cooperação nesse segmento e identificou pontos comuns de trabalho a serem desenvolvidos. Entre os dias 09 e 12 de fevereiro, os técnicos dos dois países conheceram propriedades rurais em nove municípios, desde o Litoral até a região Oeste, nos Municípios Lindeiros.

Na reunião de avaliação, realizada em Foz do Iguaçu com profissionais da Secretaria de Estado do Turismo, Paraná Turismo, Ecoparaná, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a Emater, os técnicos se mostraram otimistas com a possibilidade de um aprofundamento dos temas do turismo rural, trocas técnicas e capacitações a serem realizadas em futuro próximo. “Seria mais um repasse do que é feito naqueles países em temas específicos como associativismo, certificação dos serviços de turismo e divulgação e comercialização”, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron. “Estamos no aguardo dos relatórios das duas regiões para avançar nos encaminhamentos”.

Da província de Quebec há interesse em ampliar o acordo bilateral com o Paraná que permita a articulação de convênios de formação em turismo rural na Universidade de Montreal. “A técnica de Quebec mostrou interesse também no aprimoramento dos indicadores do turismo rural”.

De Rhône-Alpes, com a qual a cooperação é mais avançada, há interesse em aprofundar os termos. “A França tem uma vasta experiência em turismo rural e as técnicas que vieram ao Paraná são especialistas nesse segmento”, diz Caron. As duas técnicas apontaram a necessidade de um trabalho técnico mais detalhado, que abranja desde o produtor rural, que deve ser motivado a receber visitantes, até a realização de pesquisas de demanda que apontem o perfil do turista rural.

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado do Paraná

  
  

Publicado por em