Alta do dólar? Conheça 5 piscinas naturais 'caribenhas' no Brasil

A alta da moeda fez o Brasil voltar a ser a única realidade para muitos turistas, porém aqui não faltam boas opções. Quem pretendia viajar para regiões como o Caribe pode ficar e curtir as piscinas que muitas vezes são mais belas que as estrangeiras

  
  
Região símbolo de Noronha, a Baía dos Porcos é famosa por suas piscinas naturais com água translúcida e esverdeada

Com a forte alta do dólar nos últimos tempos, as viagens em busca das famosas praias paradisíacas do Caribe e das tradicionais ilhas do Pacífico são meras utopias dentro da nova realidade econômica. Após ultrapassar a barreira simbólica dos R$ 3, a moeda norte-americana se transformou num objeto raro no bolso dos turistas e fez o brasileiro olhar com mais carinho para o próprio país. Não que faltassem opções para se conhecer no Brasil, mas era 'moda' curtir as férias no exterior.

Com regiões paradisíacas para todos os tipos de gostos e bolsos, a nação tupiniquim também oferece 'piscinas naturais' ao melhor estilo caribenho. Localizadas no nordeste brasileiro, listamos cinco das mais belas piscinas naturais em território nacional. A lista é encabeçada pela encantadora Taipus de Fora, na região da Península de Maraú (BA). Na sequência estão as não menos belas e badaladas praias de Maragogi, Baía dos Porcos, Praia do Forte e Maracajaú.

Taipus de Fora (Bahia)

Foto: André Solnik

Localizada na Península de Maraú, a Praia de Taipus de Fora é daqueles locais perfeitos para cenário de filme. Água azul turquesa, areia branca e centenas de coqueiros acompanhando a faixa da orla fazem dela uma das mais belas piscinas naturais do Brasil, porém o 'cenário' só se forma duas vezes por mês, no período de maré baixa. A dica antes de visitar o local é conferir a tabela com as datas das marés e curtir este paraíso baiano com piscinas que chegam até um quilômetro de extensão.

Maragogi (Alagoas)

Foto: Giselli Carvalho

Com uma temperatura média de 27ºC durante o ano, Maragogi é uma pacata cidade litorânea de Alagoas, mas sua principal atração está localizada a cerca de seis quilômetros mar adentro. As famosas piscinas naturais de Maragogi surgem conforme a movimentação das marés e atraem dezenas de turistas diariamente que chegam pelos tradicionais catamarãs. Para curtir ao máximo a água azul turquesa repleta de peixinhos coloridos, a dica é levar snorkel para um mergulho.

Baía dos Porcos (Fernando de Noronha/Pernambuco)

Foto: Marcelo Medeiros

Situado em Pernambuco, o Arquipélago de Fernando de Noronha é o sonho de consumo de quem busca um local com praias exuberantes e grande diversidade marinha. Sua região símbolo, que é frequentemente exibida em belas fotos, é a Baía dos Porcos com suas águas translúcidas e calmas. Com uma vista perfeita e um mar de tom verde-azulado, o local não possui fácil acesso, mas a beleza ímpar de suas piscinas naturais justificam todo o esforço para chegar ao 'paraíso'. Durante um mergulho pelas águas quentes é comum encontrar tartarugas e golfinhos rotadores que são ícones do arquipélago.

Praia do Forte (Bahia)

Foto: Lucas Gomes

Localizada na região da Mata de São João, na Bahia, a Praia do Forte está situada a cerca de 50 quilômetros de Salvador, capital do estado. Ao contrário de outras piscinas naturais que é necessário transporte de barco até o local, no Forte as piscinas se formam na beira da praia, a poucos metros da areia. Apelidadas de Papa-Gente e Lorde, elas são famosas pela água morna e translúcida. A dica é ir calçado até as piscinas, pois o caminho passa pelos corais com suas afiadas pontas.

Maracajaú (Rio Grande do Norte)

Foto: Otávio Nogueira

Conhecida como 'Caribe brasileiro', a praia de Maracajaú faz jus ao apelido. Localizada a 60 quilômetros ao norte de Natal, ela é famosa por sua água verde-esmeralda e pelos parrachos. Situada a cerca de sete quilômetros da costa do Rio Grande do Norte, a piscina natural que mede 13 km² de área possui uma profundidade que varia entre 1m e 3m. Devido a suas águas cristalinas e grande biodiversidade, Maracajaú é considerado um dos 10 melhores locais no Brasil para mergulhar com snorkel.

  
  

Publicado por em