Aproveite o Rio mesmo com chuva

O Rio é lindo, mas a chuva as vezes consegue estragar um pouco esta beleza. Porém, selecionamos um roteiro perfeito para os turistas que enfrentarem este pequeno problema, afinal, ficar em casa não vale!

  
  
Rio de Janeiro

Adriana Calcanhoto cantou que cariocas não gostam de dias nublados. E eu acrescento que eles simplesmente detestam dias com chuva. Nas ruas, o movimento é bem mais fraco, e o trânsito fica mais intenso que o normal. Lojas e restaurantes de rua, que normalmente ficam cheios, dividem o público com os shoppings - o que, para quem quer passear e conhecer melhor a cidade, é ótimo.

Durante a semana, a boa é passear pelo Centro do Rio de Janeiro. Tanto a região da Cinelândia quanto a do Centro Antigo são boas opções, mesmo com chuva. Cercada de arranha-céus, a Cinelândia tem as características comuns ao Centro de uma metrópole. Localizada no final da Avenida Rio Branco, uma das vias mais importantes do bairro, ela é o nome popular para a região da Praça Floriano, que vive o mesmo cenário, de segunda a sexta – passos apressados, um vai e vem de pessoas de olho no relógio ou distraídas pelo celular; sem contar o constante “burburinho” de sirenes e buzinas provocado pelo tráfego intenso de carros, ônibus, vans e táxis. Com esse ritmo incessante, a Cinelândia também se destaca por ser rodeada de prédios comerciais, bancos e restaurantes. E chegar até lá é fácil – cariocas e visitantes podem contar com diversas linhas de ônibus e uma estação de metrô, também batizada de Cinelândia. Em dias de chuva, a paisagem ganha também o movimento dos guarda-chuvas, que dão um colorido especial à paisagem da praça.

Deixando de lado esses traços de modernidade, a Cinelândia é também contornada por espaços culturais imperdíveis, que revelam um pouco da história da região. Entre esses pontos estão a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o recém-reformado Theatro Municipal e o Centro Cultural da Justiça Federal. Há ainda o Odeon Petrobras, que abriu as portas em 1932, sendo o último dos grandes cinemas erguidos na Cinelândia, por onde passam o Festival do Rio e outros festivais, como o Anima Mundi e o Curta-Cinema. Como todos ficam muito próximos, é possível percorrer esse circuito cultural em apenas um dia, mesmo com chuva. Cada lugar oferece uma programação para toda a família, com entradas a preços populares.

No Centro Antigo, há a igreja da Candelária, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França Brasil, o Centro Cultural dos Correios e o Paço Imperial, além de bons restaurantes nas ruas do Mercado, do Rosário e do Ouvidor. Assim como na Cinelândia, esses espaços culturais também ficam pertos e têm uma decoração que também vale ser vista à noite. Esse lugar do Centro do Rio chama a atenção por guardar um charme especial devido ao seu clima cultural e por formar um conjunto arquitetônico de encantar qualquer um. Os restaurantes dessa região mantêm a mesma graça dos dias ensolarados, mesmo sem a alternativa de escolher uma mesinha ao ar livre.

Caso a chuva não seja muito forte, ainda vale a subida no Pão de Açúcar, porque a vista da cidade é bonita mesmo com chuva. Por ser um mirante relativamente baixo, a vista da cidade no Morro da Urca não fica muito prejudicada. No alto do Pão de Açúcar, acessível no segundo trecho de bondinho, vento e chuva podem incomodar. Mesma coisa para o Mirante do Pasmado, em Botafogo, e Dois Irmãos, no Leblon. Se a ideia for conhecer ou voltar ao Cristo Redentor, vá sabendo que a possibilidade de ver apenas nuvens lá de cima é bem grande.

E já que não dá pra tomar uma água de coco ou um chopp na praia, mude-se para o Baixo Copa, na altura da Rua Bolívar com Domingos Ferreira, em Copacabana. Já na esquina com a praia tem a Cervejaria Devassa – uma das cervejarias mais famosas na cidade, unindo descontração e boa cerveja, batizada com o mesmo nome do bar. Seguindo a rua, temos outras opções de bares charmosos, como Belmonte e Boteco da Garrafa – todos são boas alternativas para comer e beber bem, jogando conversa fora, em clima bem informal, típico do carioca. Uma pedida mais sofisticada é tomar um drink nos bares dos hotéis à beira-mar, como o Londra (Fasano, em Ipanema) e o Bar d'Hotel (Marina, no Leblon). O Londra, por exemplo, é o point dos descolados e dos artistas. Por lá já passaram diversas personalidades, como Madonna, Tom Cruise, entre outros.

As ruas internas de Ipanema e Leblon também são uma boa opção para passear e matar o tempo enquanto o sol não volta. São diversas vitrines de griffes e boas casas de suco para um lanche - coisa mais carioca, impossível. O Shopping Leblon é uma possibilidade para fugir da chuva e lá estão inúmeras lojas e um leque variado de restaurantes e lanchonetes. Para os gays, a rua Farme de Amoedo, no coração de Ipanema, não deixa de ferver nem debaixo d'água. Os fãs de bossa nova têm na rua Vinícius de Moraes, também em Ipanema, a Toca do Vinícius e o bar Garota de Ipanema, totalmente inspirados no movimento bossa-novista.

À noite, a Lapa continua sendo uma opção, mas o burburinho das ruas se transfere para o interior das diversas casas noturnas. O carioca não se deixa desanimar pela chuva e sai para encontrar os amigos e se divertir. A dica é ficar de olho nas programações do Circo Voador e da Fundição Progresso, as duas maiores casas de show da região. Ambas mantêm suas atrações em dias de chuva. Até o Circo Voador, que tem uma parte externa, não cancela as apresentações em dias chuvosos. O próprio público entra no clima e topa assistir ao show acompanhado pela chuva ou procura um espaço na área interna, que fica mais disputada ainda. Os tradicionais bares que animam a vida boêmia do bairro se estendem prncipalmente pela Avenida Mem de Sá e pela rua do Lavradio, as duas vias mais movimentadas durante a noite. Sobram boas indicações de bares, como o Rio Scenarium, Sacrilégio, Centro Cultural Carioca, Democráticos, Carioca da Gema e Lapa 40°, que além de um bom cardápio, também contam com uma programação musical para agitar a noite e fazer qualquer um se esquecer da chuva do lado de fora. Os barzinhos também ficam cheios, como o Antonio's e o Botequim Informal, que reúnem uma galera bonita e animada, que se encontra para conversar, rir e paquerar.

Também não faltam alternativas para a criançada. O Planetário da Gávea,a Zona Sul, abriga o Museu do Universo, diversos experimentos, sessões para as crianças e duas cúpulas de observação do céu. Em diversos shoppings da cidade, como o Via Parque, na Barra (Zona Oeste) há brinquedotecas, cinemas e lojas voltadas para o público infantil. No Barra Shopping, ainda Barra, a pedida é juntar a família inteira pra jogar boliche e jogos eletrônicos no Hot Zone. Outra pedida é dar uma olhada nos filmes em exibição nas 18 salas de exibição do New York City Center, que fica ao lado do Barra Shopping. A réplica da Estátua da Liberdade, que fica na entrada do shopping é algo que encanta a garotada.

Serviços:

Bondinho do Pão de Açúcar
Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca
Telefone: (21) 2461-2700
Horário da bilheteria: diariamente, das 08h às 19h50
Ingressos (até o Pão de Açúcar): R$ 44 (adultos); R$ 22 (crianças de 06 a 12 anos); Grátis para crianças com menos de seis anos.
Cartões: Mastercard, Dinners e Visa

Cervejaria Devassa
Endereço: Rua Bolívar, 8 - Copacabana
Horário: De segunda a quinta, das 11h às 02h; Sexta, sábado, domingo e feriado, das 11h às 03h.
Mais informações: (21) 2236-0667 / www.devassa.com.br

Boteco Belmonte
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 242 (esquina com a Rua Bolívar) - Copacabana
Horário: diariamente, das 09h até o último cliente
Mais informações: (21) 2255-9696/0785/7384 / www.botecobelmonte.com.br

Boteco da Garrafa
Endereço: Rua Bolívar, 27, loja A - Copacabana
Horário: Segunda a sábado, das 16h à 1h. Domingos, das 12h à 1h
Mais informações: (21) 2255-1680/3610 / www.botecobelmonte.com.br/garrafa

Bar Londra - Hotel Fasano
Endereço: Av. Vieira Souto, 80 - Ipanema
Horário: Segunda a sábado, a partir das 19h
Mais informações: (21) 3202-4000

Bar D’Hotel – Hotel Marina All Suites
Endereço: Av. Delfim Moreira, 696 – Praia do Leblon
Horário: diariamente, das 18h à 1h
Mais informações: (21) 2172-1100

Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h.
Mais informações: (21) 3138-8000 / www.shoppingleblon.com.br

Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/nº - Lapa
Mais informações: (21) 2533-0354 / www.circovoador.com.br

Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, 24 - Lapa
Mais informações: (21) 2220-5070

Rio Scenarium
Endereço: Rua do Lavradio, 20, Lapa
Horário: diariamente, a partir das 19h
Mais informações: (21) 3147-9005 / www.rioscenarium.com.br

Sacrilégio
Endereço: Av. Mem de Sá, 81 - Lapa
Horário: De terça à sexta, a partir das 19h. Sábados, a partir das 20h. Fechado às segundas.
Mais informações: (21) 3970-1461 / 2222-7345 / www.sacrilegio.com.br

Centro Cultural Carioca
Endereço: Rua do Teatro, 37 - Centro
Horário: De segunda a sexta, das 11h às 20h. Sábado, das 16h30 às 20h30.
Mais informações: (21) 2252-6468

Clube dos Democráticos
Endereço: Rua do Riachuelo, 91 - Lapa
Horário: Quinta a Sábado, a partir das 22h
Mais informações: De quinta a sábado, a partir das 22h. Domingos, a partir das 20h.

Bar Carioca da Gema
Endereço: Rua Mem de Sá, 79 - Lapa
Horário: De terça a sexta, a partir das 18h. Sábados, a partir das 19h. Fechada às segundas e domingos.
Mais informações: (21) 2221-0043 / www.barcariocadagema.com.br

Lapa 40º
Endereço: Rua Riachuelo, 97 - Lapa
Horário: diariamente, das 18h às 4h.
Mais informações: (21) 3970-1338/1329/1334

Antonio’s Bar
Endereço: Av. Mem de Sá, 88
Horário: das 09h até o último cliente
Mais informações: (21) 2507-0971 ou (21) 2224-4197

Bar Informal
Endereço: Rua do Lavradio, 192
Horário: de segunda a sábado, das 12h às 02h
Mais informações: (21) 2224-0492 e 2242-0123

Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea
Horário: De segunda a sexta, das 08h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h.
Mais informações: (21) 2274-0046 / www.planetariodorio.com.br

Shopping Via Parque
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h ás 21h.
Mais informações: (21) 2421-9222

Barra Shopping
Endereço: Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 21h.
Mais informações: (21) 3089-1050 / www.barrashopping.com.br

New York City Center
Endereço: Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 21h.
Mais informações: (21) 3089-1050 / www.barrashopping.com.br

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

Publicado por em

Wilton

Wilton

07/11/2013 11:06:40
Sou Turista e estou no Rio pela primeira vez, e o grande problema até o momento é a relação com grande parte das pessoas, pois não se tem aquela Hospitalidade e generosidade das pessoas como se vê no Nordeste. Grande parte das pessoas estão mal humoradas e algumas agressivas ao falar conosco, esperava um Carioca mais gentil e alegre em receber seus Turistas.

ManoBsB

ManoBsB

10/01/2013 10:54:16
Para o público infantil, até 10 anos, incluiria os teatros do shopping da Gávea com apresentações a partir das 15h. Porém se restringem aos sábados e domingos. A livraria Travessa é interessante e possui um café bem agradável. E para crianças oferece o cantinho infantil.

Debora Bordin

Debora Bordin

09/04/2012 12:07:17
Fiz um post há um tempo falando exatamente isso... Rio vale a pena até com chuva ;)
"Feriado no Rio em tempos de chuva"

Paulo Augusto

Paulo Augusto

10/01/2012 10:31:20
Adicione a isso que o Oi Futuro no Flamengo, é moderno, com decoração muito atual e exibe boas exposições o ano todo.

Hanny Meire

Hanny Meire

22/09/2010 02:52:52
Sou carioca e amo chuva e dias nublados!

João Castro

João Castro

21/09/2010 23:00:50
O Rio é show de bola, acrecento os bares de Santa Tereza e do Baixo Gávea. Vale a pena conferir.

Sergio a gomes

Sergio a gomes

21/09/2010 22:49:58
gostaria de agradecer essa boa ideia para nós do interior pauista que gostamos de frequentar o RIO e quando chove ficamos presos no hotel sem opçoes.

valeu um grande abraço

Beth Santana

Beth Santana

20/09/2010 22:11:14
Excelentes dicas, mas depende muito da faixa etária do turista e da disponibilidade e disposição dele em curtir a cidade. Essa semana fiz guiamento de algumas senhoras e tive que usar muito a criatividade para que não ficassem "decepcionadas" por causa do tempo - foram 5 dias de roteiros alternativos e mudanças na programação. Fomos ao Museu da República, fizemos roteiro das igrejas históricas, jardim Botânico, fomos ao MAC em Niteroi...cada dia em lugares diferentes para que não ficassem cansadas e, apenas hoje levei-as ao Pão de Açucar e Corcovado.

O importante é que o turista saia satisfeito e saiba que a cidade oferece excelente opções - apesar do tempo nublado ou chuvoso !

É isso...