Atrativos turísticos de Búzios são catalogados

Banco de dados oferecerá informações sobre meios de hospedagem, bares, restaurantes e atrativos culturais e naturais da cidade fluminense

  
  
Armação dos Búzios (RJ): município fluminense ganhará inventário turístico

Para fornecer informação de qualidade sobre os atrativos, serviços e infraestrutura de apoio ao turismo em Armação dos Búzios (RJ), o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto IDEIAS, elabora o inventário turístico do município fluminense.

O objetivo é identificar e registrar os meios de hospedagem, restaurantes, centros comerciais, galerias de arte, igrejas, praias, entre outros atrativos da cidade, e facilitar a vida de quem visitar a região. Até o final do ano, o inventário, com as informações e fotos coletadas será disponibilizado em um portal com acesso gratuito (www.destinobuzios.com.br).

A coordenadora-geral de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur), Ana Clévia Guerreiro, explica que “além de disponibilizar ao turista informação de qualidade sobre o destino, o inventário é uma importante ferramenta de planejamento e gestão da atividade turística, pois possibilita ao governo, iniciativa privada e população conhecerem as potencialidades e limitações do destino”.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura de Armação de Búzios, Isac Tillinger, o inventário é importante para atualizar, identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos e infra-estrutura de apoio ao turismo existentes no município.

“Os moradores e os empresários do setor sabem da importância do inventário para tomadas de decisões, atualizações dos dados estatísticos e divulgações das informações turísticas”, ressalta Tillinger.

O inventário turístico conta com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Armação dos Búzios, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio).

Trabalho de campo já começou

Para visitar, cadastrar e fotografar os atrativos e serviços da região, uma equipe de pesquisadores, composta por estudantes e profissionais de Turismo da região Costa do Sol, percorre Búzios com questionários em mãos para coletar informações importantes para a elaboração do inventário.

Até o momento, 304 empreendimentos foram inventariados no centro, na rua das Pedras, na orla Bardot, e na Praia João Fernandes. Nos próximos dias, a equipe atuará na Praia da Ferradura. Depois, seguirá em direção a Manguinhos, Geribá, até o portal da cidade, onde se localiza a Secretaria de Turismo e Cultura de Armação dos Búzios.

O Instituto IDEIAS já realizou o inventário de Angra dos Reis (RJ). No portal www.turisangra.com.br, o turista tem acesso a 2.318 empreendimentos turísticos catalogados e ilustrados entre meios de hospedagem, bares, restaurantes e atrativos culturais e naturais. O banco de informações tem 15 mil fotos de estabelecimentos distribuídos pelo município.

Além dos municípios fluminenses de Angra dos Reis e Búzios, Paraty e Petrópolis também terão inventário turístico.

Para mais informações acesse o site www.inventarioturistico.com.br.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em