Bahia oferece boas opções de passeios para o feriadão de finados

O feriado de 2 de novembro (Dia de Finados), que este ano cai numa sexta-feira, é mais uma oportunidade para conhecer ou rever a Bahia. Conheça todas as regiões e atrativos deste belo estado e escolha para onde será a sua viagem neste feriadão

  
  
Morro de São Paulo, Cairu, Bahia

O feriado de 2 de novembro - Dia de Finados - que este ano cai em uma sexta-feira, é mais uma oportunidade para conhecer ou rever a Bahia. O quinto estado brasileiro em extensão (aproximadamente 565 mil km²) e 1.183 quilômetros de litoral tem opções variadas para a viagem de três noites. Em pelo menos dois destinos o passeio pode até ser temático, com visitas a atrações que apresentam a “arte cemiterial”, como o Circuito Cultural do Campo Santo (esculturas de mármore e túmulos de vultos históricos, a exemplo do poeta Castro Alves), em Salvador, e o cemitério Bizantino de Mucugê, na Chapada Diamantina.

Em Salvador, outra dica é comemorar os 511 anos do descobrimento da Baía de Todos-os-Santos pelo navegador Américo Vespúcio (1º de novembro de 1501), em um passeio de barco em direção às ilhas. A escuna sai do Centro Náutico, defronte ao Mercado Modelo, no Comércio, passando pelo Forte de São Marcelo, Península de Itapagipe (vista da Igreja do Bonfim, forte e igreja do Monte Serrat), ilhas dos Frades e de Itaparica. O passeio tem preços a partir de R$ 55 por pessoa (grupos).

Ilhéus ainda abriga fazendas da época do apogeu da cultura cacaueira, com roteiros entre as plantações de cacau até o beneficiamento das sementes que serão transformadas em chocolate

No Litoral Norte da Bahia, a partir de 50 quilômetros de distância de Salvador, há oferta de esportes náuticos, spas e mais praias. Em Praia do Forte, no início de novembro, as tartarugas marinhas começam a chegar para a desova. Os passeios de observação são monitorados por técnicos do Projeto Tamar. Há a opção de conhecer exemplares na sede do projeto, onde alguns animais são mantidos temporariamente em tanques para observação. Uma vantagem da região é a variedade de resorts e pousadas, desde Guarajuba (a 40 quilômetros de Salvador) até a Costa do Sauípe.

Morro de São Paulo: a região possui aeroporto, o que facilita o translado dos turistas

Boa parte dos principais destinos turísticos da Bahia fica próxima a Salvador ou a cidades com boa infraestrutura, como Ilhéus e Porto Seguro, e o conforto de aeroportos, ideal para quem quer aproveitar ao máximo cada minuto de folga. Destinos mais sofisticados ou mais procurados, como a Ilha de Comandatuba, em Una (Costa do Cacau), ou o Morro de São Paulo, arquipélago de Tinharé, em Cairu (Costa do Dendê), possuem aeroportos próprios.

Em Itacaré, no sul da Bahia o ideal é curtir as belezas naturais da região

Das praias boas para o surfe às piscinas naturais de águas mornas, das montanhas, grutas e rios da Chapada às cidades históricas, há de tudo no Estado que possui 156 municípios com interesse turístico. Aventura, trilhas e esportes radicais são encontrados na litorânea Itacaré, sul da Bahia, a apenas 60 quilômetros de Ilhéus, ou na Chapada Diamantina, a 400 quilômetros de Salvador, ideal para curtir belezas naturais. É possível fazer um passeio de três noites para a Chapada, saindo de Salvador de ônibus (ou carro).

Como o tempo é curto, Lençóis e Mucugê (distância de 140 km entre eles) são o suficiente para uma pequena mostra do que a natureza oferece naquela região. Em Mucugê, uma das atrações, bem apropriada para o feriado de Finados, é o histórico Cemitério Bizantino, incrustado ao pé de uma montanha, único nesse estilo nas Américas.

Em Lençóis, no primeiro dia, o visitante pode conhecer as praças e ruas, belos casarões do século XIX, alguns transformados em centros de cultura, e a vida noturna. Os bares funcionam até mais ou menos a meia-noite. Dorme-se cedo porque o dia seguinte é de aventura. No segundo dia, o ideal é o passeio (de oito horas) com guia e carro (em média, R$ 90 por pessoa) até os principais pontos, passando por uma gruta (a Chapada concentra o maior acervo de grutas e cavernas da Bahia), duas cachoeiras, culminando com o pôr do sol no Morro do Pai Inácio (já no município de Palmeiras).

m Mucugê, uma das atrações, bem apropriada para o feriado de Finados, é o histórico Cemitério Bizantino, incrustado ao pé de uma montanha, único nesse estilo nas Américas

Itacaré, no sul do Estado, a 60 quilômetros de Ilhéus, é a cidade das praias de enseada, protegidas por morros e vegetação. O rafting – descer corredeiras de bote por um rio caudaloso – é feito em Taboquinhas, distrito a 27 quilômetros do centro da cidade. O turista é levado ao Rio de Contas, para um percurso de 3 quilômetros, passando por cinco corredeiras, entre cânions, rio abaixo.

Principal cidade da Costa do Cacau, Ilhéus é opção no ano em que se comemora o centenário do escritor Jorge Amado, natural da região

Principal cidade da Costa do Cacau, Ilhéus, a 458 quilômetros de Salvador, é opção no ano em que se comemora o centenário do escritor Jorge Amado, natural da região, e da exibição da novela “Gabriela” (da obra do escritor). O município ainda abriga fazendas da época do apogeu da cultura cacaueira, com roteiros entre as plantações de cacau até o beneficiamento das sementes que serão transformadas em chocolate.

No centro de Ilhéus ficam as construções históricas que serviram de cenário para a gravação da novela, como o Bataclã de Maria Machadão, interpretada pela cantora Ivete Sangalo, e o bar Vesúvio, além da casa (hoje museu) onde Jorge Amado morou com os pais.

Localizada mais um pouco ao sul do Estado, Porto Seguro possui 90 quilômetros de praias protegidas por recifes de corais, coqueirais e remanescentes da exuberante Mata Atlântica brasileira

Localizada mais um pouco ao sul do Estado, Porto Seguro possui 90 quilômetros de praias protegidas por recifes de corais, coqueirais e remanescentes da exuberante Mata Atlântica brasileira, infraestrutura completa e diversos tipos de passeios. Os mais procurados levam às localidades de Recife de Fora, Coroa Alta (em Santa Cruz Cabrália), Trancoso e Caraíva.

Já no extremo sul, Prado (Costa das Baleias), que realiza neste mês de outubro um festival gastronômico, ainda terá em seus restaurantes, durante o feriadão, as novidades culinárias criadas para o evento, cujo tema foi o camarão. A cidade, a cerca de 200 quilômetros de Porto Seguro, tem ótimos passeios de praia, como os que levam a Cumuruxatiba, Ponta do Corumbau ou Barra do Cahy, praia descrita pelos moradores como o primeiro local de desembarque dos portugueses no Brasil, em 1500.

Fonte: Governo da Bahia

  
  

Publicado por em