Bandeira Azul no litoral brasileiro

Guarujá, Rio de Janeiro e Angra dos Reis receberam o título 'Bandeira Azul', que certifica que as praias destas cidades respeitam normas internacionais, desde a segurança do usuário até a preservação ambiental

  
  
A praia do Tombo, localizada no Guarujá, litoral sul de São Paulo, será, por mais um ano, identificada pelos visitantes como um ambiente costeiro protegido e conservado

A partir do próximo sábado (8), a praia do Tombo, localizada no Guarujá, litoral sul de São Paulo, será, por mais um ano, identificada pelos visitantes como um ambiente costeiro protegido e conservado. É que nesta data será hasteada no local a flâmula do programa Bandeira Azul, simbolizando que a praia teve sua certificação socioambiental renovada para a temporada 2012/13.

É a terceira vez que a praia paulista renova o título. A Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), e a Prainha, no Rio de Janeiro, também são reconhecidas pelo programa. Assim como o Tombo, Costabella está em sua terceira renovação. Na Prainha, na cidade do Rio de Janeiro, a bandeira azul foi hasteada pela primeira vez na semana passada para a temporada 2012/13. A renovação é anual.

O programa Bandeira Azul foi desenvolvido na Europa pela Foundation for Environmental Education (FEE) e reúne 46 países. Consiste em um processo de certificação para praias, marinas e embarcações de recreio. As candidatas devem cumprir diversos critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro.

“O Bandeira Azul aceita candidaturas em qualquer época do ano”, diz a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, do Instituto Ambiental Ratones (IAR). O Ministério do Turismo participa do júri nacional do programa de certificação.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em