Barratur/PI oferece passeio do Cavalo Marinho

O litoral do Piauí pode oferecer roteiros especiais que fazem um mix de aventura e descanso e podem fazer das suas férias um momento único e inesquecível.

  
  

O litoral do Piauí, além das belas e ensolaradas praias, das dunas de areias brancas, pode oferecer roteiros especiais que fazem um mix de aventura e descanso e podem fazer das suas férias um momento único e inesquecível. O Piauí, que tem o menor litoral do país, 66 km, composto por quatro municípios (Luís Correia, Ilha Grande, Parnaíba e Cajueiro da Praia), revela-se como um local de encontro com o lazer e a natureza que pode ser apreciada em família, com a turma e até mesmo sozinho, pois tem gente hospitaleira que acolhe muito bem os turistas.

Em Cajueiro da Praia, a 384 km de Teresina, a Associação de Condutores de Barra Grande (Barratur), formada por filhos de pescadores que veem no turismo uma oportunidade de emprego e também de preservar o local onde nasceram, oferece aos visitantes quatro roteiros, baseados no ecoturismo, na aventura e na vivência. Os turistas podem desfrutar das belezas naturais do município que tem belas praias, sendo a mais conhecida a Praia de Barra Grande, pelo mar calmo, águas mornas e sua paisagem bucólica de uma aldeia de pescadores.

De acordo com o presidente da Barratur, Marcos Cazuza, nesta temporada os turistas poderão contar com quatro roteiros específicos. “O visitante, ao chegar em Cajueiro, pode procurar a Barratur, que vamos oferecer aventura na medida certa, no passeio do Cavalo Marinho, Trilhas das Ostras, Ilha das Garças e o Fraldão. Os passeios são diversão garantida para todos os grupos”, disse.

No passeio do Cavalo Marinho, turistas são conduzidos por uma canoa por cerca de 30 minutos, atravessando manguezais e apreciando a exuberante fauna e flora do litoral piauiense, com direito a banho e ao encontro com o hippocamppus, conhecido como o exótico cavalo marinho. “A espécie, que está ameaçada de extinção, encontrou nas águas piauienses um bom local de morada”, diz o condutor.

Para a turismóloga da Piemtur, Pâmela Noleto, a chance de ver um animal exótico e tão sensível é bastante interessante. Devido à sensibilidade do animal e a ameaça de extinção da espécie, os condutores da Barratur manuseiam com todo cuidado o animal para que o turista possa ver de perto esse peixinho com formas sinuosas. “Colocamos a espécie dentro de um recipiente de vidro para que os visitantes possam ver de perto e logo após a devolvemos ao seu habitat natural, pois qualquer problema com um dos animais pode causar um desequilíbrio em todo o cardume”, diz Marcos Cazuza, condutor do passeio.

A Barratur fica localizada na Rua das Flores, s/n, no centro de Barra Grande, próximo à Churrascaria Recanto. Contato: Marcos Cazuza - (86) 9931 0176.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em