Cenário de cores

No litoral lesta do Ceará, Rota das Falésias proporciona passeios inesquecíveis

  
  
Vista da praia de Canoa Quebrada

Quem nunca ouviu falar da praia de Canoa Quebrada, no Ceará? Suas belas praias de dunas brancas e falésias de areias coloridas atraem turistas de todo o mundo. Mas o litoral leste do Ceará reúne outras preciosidades para os amantes do segmento de Sol e Praia.

Com a Rota das Falésias, o turista pode conhecer quase 200 quilômetros de praias, dunas e falésias, ricos também em manifestação cultural. Partindo de Fortaleza, é possível conhecer alguns dos principais atrativos do litoral cearense em até oito dias.

Além da capital, o roteiro inclui os municípios de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapuí, chegando próximo à divisa do Rio Grande do Norte. Além das praias, a primeira parada, Aquiraz, oferece um rico centro histórico e também o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. A distância de Fortaleza é de 32,3 km.

Já Cascavel, distante 80 km da capital, possui a Central de Artesanato e a Praia de Águas Belas, que é cortada pelo Rio Mal Cozinhado, que deságua no mar. Com a maré baixa, a areias formam pequenas e convidativas ilhas.

Em Beberibe, os atrativos são a praia de Morro Branco - onde se localiza o Monumento Natural das Falésias – e a praia das Fontes. O que chama a atenção é a diversidade de coloração das areias.

A última parada é Icapuí, que fica a 200 km de Fortaleza, e é a terra da lagosta. Os principais passeios se destinam às praias de Ponta Grossa, Redonda e Tremembé.

Durante o roteiro, é possível fazer passeios de buggy e jangada, além de tours panorâmicos. Em algumas praias também pratica-se esportes como o kitesurf. Em Canoa Quebrada, por exemplo, a garotada se diverte com o “esquibunda”. No site www.rotadasfalesias.com.br, há outras dicas e contatos de receptivos turísticos.

94 motivos para viajar pelo Brasil
A Rota das Falésias é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur). Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010. Para acessá-la, clique aqui.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

WILSON ALUNO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA URCA : CRATO

WILSON ALUNO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA URCA : CRATO

07/04/2011 18:44:39
Já estive em Icapuí e gostei muito. Pretendo voltar lá com certeza!! Fui muito bem recepcionado.