Aproveite as férias de verão para visitar 5 paraísos que podem desaparecer; Veja fotos

A região do Pacífico Sul é famosa por suas ilhas de água cristalina e areia branca, porém estes cenários paradisíacos estão com os dias contados devido ao Aquecimento Global. Países como Palau, Maldivas e Fiji deverão sumir do mapa em até 100 anos

  
  
São mais de 1200 ilhas e 26 atóis que formam um país de beleza singular

As férias de verão estão se aproximando e dificilmente haverá algo melhor para se fazer do que curtir uma ilha paradisíaca na região da Polinésia, no Pacífico Sul. O local é conhecido mundialmente por sua beleza idílica com praias de areia branca e mar azul turquesa, porém esta pode ser uma das últimas oportunidades para conhecê-lo. Regiões como a Polinésia estão sumindo do mapa devido ao Aquecimento Global e muito provavelmente a próxima geração não terá a oportunidade de visitá-las.

Micronações que figuram constantemente na lista dos locais mais belos do mundo estão entre as mais ameaçadas pelos efeitos do Aquecimento Global. Países como as Maldivas, Tuvalu, Kiribati e Ilhas Fiji serão os primeiros a sofrerem as consequências da elevação dos oceanos. A data não é certa, mas até o final deste século, estas nações farão parte das lembranças de um Planeta Terra que já não existirá mais. Segundo a ONU, uma das áreas mais afetadas pela subida das águas será o Pacífico Sul, justamente na região da Polinésia e suas ilhas paradisíacas.

Os dados do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apontam que o nível do mar deve subir entre 28 cm e 89 cm até o ano de 2100. O grande problema é que estas nações do Pacífico Sul estão localizadas em média a um metro de altitude e qualquer variação mínima da maré destruirá por completo a infraestrutura local.

Infelizmente, como usado por vários governos da região para chamar a atenção do mundo com o grave problema local, as placas espalhadas em algumas praias com os dizeres "Última chance de ver o paraíso" nunca foram tão reais.

Ilhas Maldivas

Com 330 mil habitantes, os governantes locais estudam a possibilidade de comprar territórios em países vizinhos para realocar a população das ilhas

Existem locais que parecem saídos de um cenário de filme de tão perfeitos e encantadores que são e as Maldivas com certeza estão nesta lista. O resultado desta mistura de águas cristalinas com areia fina fazem da região uma das mais belas e visitadas no mundo. São mais de 1200 ilhas e 26 atóis que formam um país de beleza singular. As Ilhas Maldivas também são conhecidas por serem um dos destinos preferidos entre os casais em lua de mel.

Com 80% do território localizado a apenas um metro de altitude, as Maldivas são umas das primeiras nações que podem sumir do mapa devido ao Aquecimento Global. Com 330 mil habitantes, os governantes locais estudam a possibilidade de comprar territórios em países vizinhos, como Sri Lanka, Austrália e Índia para realocar a população das ilhas. Para isso, analisa-se a criação de um Fundo que seria abastecido a partir de impostos arrecadados com o turismo na região.

Tuvalu

Tuvalu é um dos países que menos poluem no mundo e será um dos primeiros a desaparecerem devido aos efeitos do Aquecimento Global
Mais de 85% do território de Tuvalu está apenas um metro acima do nível do mar
Com 30 ilhas paradisíacas e 26 km² de área, o país possui 12 mil habitantes

Localizado na Polinésia, entre a Austrália e o Havaí, Tuvalu é formado por nove atóis e possui aproximadamente 12 mil habitantes. Famosa por suas praias de água translúcida, a micronação é uma monarquia constitucional. Com 30 ilhas paradisíacas e 26 km² de área, o país possui até 4 metros de altitude, porém mais de 85% do território das ilhas está apenas um metro acima do nível do mar.

Segundo dados da ONU, Tuvalu é um dos países que menos poluem no mundo e será um dos primeiros a desaparecerem devido aos efeitos do Aquecimento Global. Atualmente, o governo local estuda evacuar a população para a Austrália e Nova Zelândia, mas a preocupação é que o povo perca sua identidade cultural e desapareça.

Kiribati

Recebendo cerca de seis mil visitantes por ano, este paraíso tropical deverá desaparecer juntamente com seus vizinhos da região
Localizada na Polinésia, a nação é famosa por suas praias paradisíacas
Para fugir das inundações, a nação polinésia comprou 2,2 mil hectares de terras em Vanua Levu, nas Ilhas Fiji

Literalmente a "Terra do Sol Nascente", o Kiribati está sempre a frente no tempo em relação ao resto do mundo, mas também será um dos primeiros a sentir os efeitos do Aquecimento Global. Com uma área de 811 km², o país possui uma população de 105 mil habitantes. Localizada na Polinésia, a nação é famosa por suas praias paradisíacas e resorts construídos sobre as águas cristalinas do Pacífico Sul.

Recebendo cerca de seis mil visitantes por ano, este paraíso tropical deverá desaparecer juntamente com seus vizinhos da região. Conhecido como "Atlântida Moderna", o Kiribati sente os efeitos do Aquecimento Global anualmente. A cada 365 dias, o nível da água sobe em média 10 milímetros.

Em 2008, o presidente do Kiribati declarou que o país tinha no máximo 50 anos de vida até ficar totalmente submerso. Para fugir das inundações, a nação polinésia comprou 2,2 mil hectares de terras em Vanua Levu, nas Ilhas Fiji. Contudo, ainda não há plano de evacuação em massa para o país vizinho. Se a mudança não der certo há um plano 'B' que prevê a construção de plataformas marítimas para abrigar a população. A situação fica ainda mais alarmante quando se recorda que em 1999, duas ilhotas foram totalmente engolidas pelo mar devido a subida do nível dos oceanos.

Ilhas Fiji

Assim como seus vizinhos da Polinésia, Fiji está com os dias contados, porém algumas ilhas possuem uma elevação maior e não seriam atingidas pela subida do nível dos oceanos
O mar cristalino de cor azul-turquesa com belos recifes e formações rochosas é um convite irrecusável para uma viagem romântica
A região é um dos melhores pontos do mundo para a prática de mergulho

As ilhas Fiji são sinônimo de clima tropical e praias paradisíacas. Localizadas no Pacífico Sul a três mil quilômetros ao leste da Austrália e composta por 322 ilhas, é o lugar perfeito para curtir uma paisagem deslumbrante e estar em constante contato com a natureza. O mar cristalino de cor azul-turquesa com belos recifes e formações rochosas é um convite irrecusável para uma viagem romântica. A região também é um dos melhores pontos do mundo para a prática de mergulho.

Há quem diga que o investimento milionário feito pelo presidente de Kiribati nas Ilhas Fiji foi um péssimo negócio. Assim como seus vizinhos da Polinésia, a nação está com os dias contados, porém nem tudo está perdido. Algumas ilhas possuem uma elevação considerável em relação ao oceano e não serão atingidas pela subida do nível dos mares. Contudo, boa parte do país deverá ficar debaixo d'água.

Palau

A nação do pacífico sul é famosa pelas
Localizada entre a Indonésia e Papua-Nova Guiné, Palau também está no mapa dos países que poderá sumir com o Aquecimento Global
Uma das consequências imediatas do aumento da temperatura das águas será o extermínio dos corais que protegem as ilhas e que formam a famosas

Formada por mais de 250 ilhas com paisagens bastante peculiares, Palau possui aproximadamente 20 mil habitantes. A nação do pacífico sul é famosa pelas "Rock Islands" ou Ilhas de Pedra. As ilhotas que são formadas por rocha calcária, originárias de corais, viu surgir sobre suas pedras florestas tropicais que encantam turistas do mundo inteiro.

Localizada entre a Indonésia e Papua-Nova Guiné, Palau também está no mapa dos países que poderá sumir com o Aquecimento Global. Uma das consequências imediatas do aumento da temperatura das águas será o extermínio dos corais que protegem as ilhas e que formam a famosas "Rock Islands". A outra e mais grave consequência das Mudanças Climáticas será o aumento do nível do mar que também irá atingi-las.

  
  

Publicado por em

Yossiko awoyama ozaki

Yossiko awoyama ozaki

01/10/2014 22:39:32
São paraisos deslumbrantes! Aproveitem quem tem chance de poder conhecer!

AVE PASSAGEIRA

AVE PASSAGEIRA

01/10/2014 10:43:06
SALVEM O PLANETA. A GERAÇÃO FUTURA MERECE!