Conheça a idílica ilha de Santorini na Grécia; Veja fotos

Famosa por suas casinhas caiadas de branco que ficam penduradas numa encosta do Mar Egeu, a região também é conhecida por ser apontada como a origem da lenda da cidade perdida de Atlântida

  
  
Conhecida por sua bela praia e suas casinhas brancas, a vila de Óia ganhou fama internacional por seu charme e romantismo

Considerada a região mais charmosa da Grécia, a ilha de Santorini se transformou no símbolo da área insular do país. Famosa por suas casinhas brancas debruçadas sobre o oceano, o local é na verdade um grande vulcão que se formou há milhares de anos. Localizada no mar Egeu e a menos de 120 quilômetros ao sul da ilha de Creta, Santorini virou um dos principais destinos dos cruzeiros que passam pela região. Diariamente, milhares de turistas desembarcam dos navios e enchem as ruas da pacata vila.

São 73 km² e 15,5 mil habitantes distribuídos em pequenas vilas ao longo da ilha rochosa. Fira que é a capital e principal vilarejo local possui a melhor infraestrutura da região, porém o mais famoso destino turístico é a cidade de Óia. Conhecida por sua bela praia e suas casinhas brancas, a vila ganhou fama internacional por seu charme e romantismo. Contudo, quem for para Óia deve estar preparado para gastar, pois é uma das localidades mais caras de toda a Grécia. Os preços cobrados são em média três vezes mais altos que os praticados em outras áreas do país.

Com até 300 metros de altura, os paredões da ilha foram sendo "pintados" de branco com a construção de centenas de casinhas que criam uma paisagem idílica. Acrescentando um charme ainda mais especial, diversas igrejas com as cúpulas pintadas de azul se destacam entre os casebres caiados de branco. Por ser uma região com muitos desníveis, a sugestão é conhecer as vielas passeando de burro que são o principal meio de transporte local.

Se a beleza já não fosse motivo suficiente para visitar a ilha de Santorini, a região ainda é considerada a origem de uma das mais famosas lendas da história da humanidade. Especialistas e estudiosos afirmam que a erupção que devastou a ilha há mais de 3,5 mil anos tenha sido responsável pelo tsunami que inundou a cidade de Atlântida. Se a lenda é verdadeira ou apenas uma invenção não é possível afirmar, mas ela é mais uma justificativa para conhecer esta paradisíaca ilha grega.

Vulcão de Santorini
A última grande erupção vulcânica na região foi em 1650 a.C. e originou a famosa forma de meia-lua da ilha. O que parece ser um desfiladeiro banhado pelo Mar Egeu é na realidade a borda do enorme vulcão que permanece adormecido. Com 12 quilômetros de largura por sete quilômetros de comprimento, a cratera ainda possui cerca de 400 metros de profundidade.

Grécia
Banhada pelos Mares do Mediterrâneo, Egeu e Jônico, a Grécia é um dos países com mais locais classificados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, sendo 17 ao total. Berço da civilização ocidental, a antiga Grécia moldou o mundo atual. A democracia, os Jogos Olímpicos, as Artes Cênicas com ênfase para a comédia e tragédia são apenas algumas das famosas criações gregas.

Com cerca de 10,7 milhões de habitantes, o país fica ao sul da Europa e faz parte da União Europeia. Entre tantos locais idílicos que possui, o litoral se destaca por sua beleza ímpar e seus prédios históricos. Conhecer a Grécia é entender como e porque chegamos assim aos dias atuais.

Como chegar
Com saídas de diversas cidades do Brasil, há passagens aéreas para Atenas a partir de R$ 2205. Chegando na capital grega há voos diretos para o Aeroporto de Santorini.

Quem preferir curtir o belo litoral da Grécia, a dica é fazer a viagem de ferry boat até a ilha, porém ela dura oito horas. Aos turistas que não tiverem tempo para um passeio tão longo, a sugestão é pegar o Express Boat que faz o mesmo percurso em apenas cinco horas.

Mapa


.
Confira fotos da ilha de Santorini na Grécia

Com até 300 metros de altura, os paredões da ilha foram sendo

.

Localizada no mar Egeu e a menos de 120 quilômetros ao sul da ilha de Creta, Santorini virou um dos principais destinos dos cruzeiros que passam pela região

.

Por ser uma região com muitos desníveis, a sugestão é conhecer as vielas passeando de burro que são o principal meio de transporte local

.

Considerada a região mais charmosa da Grécia, a ilha de Santorini se transformou no símbolo da área insular do país

.

Acrescentando um charme ainda mais especial, diversas igrejinhas com as cúpulas pintadas de azul se destacam entre os casebres caiados de branco

.

São 73 km² e 15,5 mil habitantes distribuídos em pequenas vilas ao longo da ilha rochosa

.

Se a beleza já não fosse motivo suficiente para visitar a ilha de Santorini, a região ainda é considerada a origem de uma das mais famosas lendas da história da humanidade

.

Especialistas e estudiosos afirmam que a erupção que devastou a ilha há mais de 3,5 mil anos tenha sido responsável pelo tsunami que inundou a cidade de Atlântida

.
Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Sueli Nasr

Sueli Nasr

28/07/2014 17:52:10
Uma das matérias mais bem feita e completa que eu já li. Sou uma "grandeeee admiradora" da Grecia, porém ainda eu não estive lá. As fotos estão lindíssimas. Obrigada por esclarecimentos que eu desconhecia até então.

Rosi

Rosi

28/07/2014 17:49:10
Linda ilha. Apaixonante! Fiquei com vontade de ir pra Grécia. Parabéns pela materia, belíssimas fotos.
Viajei e me vi caminhando pelas vielas, admirando tudo...

Gisele Pecchio Dias

Gisele Pecchio Dias

28/07/2014 17:30:21
Lindo, parecem pinturas surrealistas. Este lugar é um sonho.

Gislaine

Gislaine

28/07/2014 17:28:52
Maravilhosa as imagens de Santorini e matéria sobre a Grécia.

Yolanda

Yolanda

28/07/2014 17:23:38
É maravilhoso. Já estive na ilha e subi de teleférico olhando o mar. A paisagem é inesquecível. Quem for não vai se esquecer jamais desse passeio lindo.

Vinie maria

Vinie maria

28/07/2014 17:03:40
Santorini é um sonho de olhos abertos. Já estive visitando-a e voltaria mais vezes se possível.

Gislena trama

Gislena trama

28/07/2014 16:21:01
Lindo ! Maravilhoso! Um sonho que ainda vou realizar!

Benedicto Wilson Felix Porto

Benedicto Wilson Felix Porto

28/07/2014 15:10:35
Espetacular esta ilha. O ideal é ficar pelo menos 3 noites e passear de ônibus por toda a ilha e ver o por-do-sol ao norte em Óia.

Fernanda Z. Godoy

Fernanda Z. Godoy

28/07/2014 14:11:58
A ilha é linda mas desaconselho para quem tem qualquer tipo de dificuldade física de locomoção. Para comprar qualquer lembrancinha ou artigo de couro, deixe para fazê-lo em Atenas. Em Atenas compra-se os mesmos artigos, até mais bonitos, por quase um terço do preço. Fiquei uma semana na ilha, mas acredito que três duas sejam suficientes para conhecê-la.

LOURDES

LOURDES

28/07/2014 14:05:56
Sim, e é linda!

Neiva

Neiva

28/07/2014 13:52:43
Realmente é um paraíso!!! Tudo é tão lindo e encantador que parece mentira...