Conheça os quatro cantos de Angra dos Reis

Para conhecer uma cidade com 500 anos de beleza e história, nada melhor do que dividir o roteiro em quatro partes que mais parecem o paraíso incrustado entre o RJ e SP

  
  

Se o Brasil começa na Bahia podemos dizer que começa a engatinhar e a dar os primeiros passos em Angra dos Reis. Afinal, foi com encantamento que os colonizadores portugueses avistaram sua bela baía, com suas 365 ilhas, em 1502, dois anos após o descobrimento do Brasil. Bom gosto tinham aqueles desbravadores...

Bom gosto também possuem os que hoje em dia moram na região e aqueles que buscam esse pedaço do paraíso na nobre condição de turista. Localizada entre as duas maiores cidades do país, Rio de janeiro e São Paulo, Angra dos Reis tem o mar de um lado e a montanha do outro, privilégio de poucos municípios. E ainda é cercada de vizinhos interessantes e hospitaleiros, como Paraty, exemplo de preservação arquitetônica, com seu casario colonial.

A Casa Laranjeira é um dos atrativos históricos do corredor

Corredor turístico do Centro
Com seus mais de 500 anos de história e berço do nascimento de Angra, o Centro reserva um rico acervo arquitetônico histórico, em que se destacam igrejas, conventos, casarões, praças, teatros e museus bem preservados.

Em um raio de poucos quilômetros, o turista pode visitar diversos pontos turísticos, como a Câmara Municipal e a Antiga Casa de Cadeia, o convento São Bernardino de Sena, a Casa de Cultura, o Chafariz da Saudade, o sobrado da Praça General Osório. As diversas igrejas e conventos do bairro, também são uma atração à parte.

Localizado na entrada do Centro Histórico, o convento de Nossa Senhora do Carmo dá boas-vindas aos turistas na região. Outros pontos bastante conhecidos são a igreja de Santa Luzia e a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Nela se encontra a imagem de Nossa Senhora da Conceição, principal padroeira dos angrenses.

Para os amantes da boa mesa, o Centro também possui opções variadas. No cais de Santa Luzia, de onde partem escunas em direção à Ilha Grande, as possibilidades gastronômicas são amplas.

Corredor Turístico da Ponta Sul
Região mais próxima de Parati e a caminho da divisa com São Paulo, o corredor da Ponta Sul também dispõe de uma excelente infraestrutura hoteleira e pontos históricos que se destacam, como as ruínas do engenho central do Bracuí, a Vila Histórica de Mambucaba e o Complexo Nuclear, além de praias, cachoeiras e corredeiras para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

Outra opção de passeio é a caminhada leve no vale do rio Bracuí, feita em meio à Mata Atlântica e com possibilidade de banho em cachoeiras com águas transparentes. Já as praias mais procuradas pelos turistas são as da Vila Histórica de Mambucaba e a Praia Brava.

A igreja do Bonfim é uma das atrações do corredor turístico da Estrada do Contorno

Corredor turístico da Estrada do Contorno
A poucos minutos do Centro, a Estrada do Contorno abrange diversas praias com vista panorâmica da natureza, entre o mar e montanha, além de construções históricas como o Marco do Quarto Centenário, o Colégio Naval, a ermida do Senhor do Bonfim e a igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

Entre as praias mais procuradas estão a Praia Grande, Costerinha, Praia das Gordas, Vila Velha, entre outras. De muitas delas é possível fazer passeios de escuna pela região, incluindo a Ilha Grande. Opções gastronômicas, a maioria especializada em frutos do mar, não faltam. No local também estão localizados alguns dos principais resorts, hotéis e pousadas de Angra dos Reis.

Praias e monumentos no corredor da Ponta Leste
Com uma rica diversidade ecológica e cultural, a Ponta Leste conta com boa infraestrutura de hospedagem, gastronomia e lazer, além de monumentos históricos, como a igreja da Santíssima Trindade, o monumento ao Aquidabã e o forte do Leme. O forte, no entanto, é o contato com a natureza, com uma ampla gama de opções de praias, cachoeiras e mirantes para apreciação da Mata Atlântica.

O corredor reserva diversas praias com flora nativa ainda preservada e águas claras e calmas. As praias das Éguas, Biscaia e Caetés são algumas das boas opções da região.

Fonte: TurisAngra

  
  

Publicado por em