Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Turismo sol e praia > 

Descubra os roteiros naturais de Cabo Frio (RJ)

A natureza privilegiou Cabo Frio com um litoral peculiar caracterizado pelos ventos fortes e areias finas e claras, além das falésias, trilhas, dunas, canais, mirantes, morros e a Lagoa de Araruama que enaltecem a paisagem cabofriense

3 de Novembro de 2011.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Cabo Frio

Cabo Frio
Foto: Divulgação

A natureza privilegiou Cabo Frio com um litoral peculiar caracterizado pelos ventos fortes e areias finas e claras, além das falésias, trilhas, dunas, canais, mirantes, morros e a Lagoa de Araruama que enaltecem a paisagem cabofriense. Aos aventureiros e amantes da natureza, a cidade reserva momentos especiais e inesquecíveis.

Ao entrar na cidade, vindo de São Pedro da Aldeia, já depois da ponte, o visitante pode conhecer a Praia do Siqueira, banhada pela Lagoa de Araruama, local de águas calmas e mornas. É um espaço interessante para famílias e grupos de amigos.

No centro, a Praia do Forte se destaca como o principal cartão postal de Cabo Frio. Em toda sua extensão o visitante pode caminhar pelo calçadão e aproveitar a infraestrutura para lazer, alimentação e entretenimento. De um lado, o Forte São Mateus e o Parque Municipal da Praia do Forte - Reserva dos Sambaquis, do outro lado, as praias das Dunas e do Foguete, com sua natureza preservada e ambiente mais natural.

Atravessando a ponte Feliciano Sodré e passando pela Rua dos Biquinis, chega-se ao bairro do Peró e sua praia paradisíaca, às Dunas do Peró, à Restinga, ao Pontal do Peró e à Praia Brava. Após uma caminhada de 10 minutos pela areia pode-se vislumbrar a Praia das Conchas e a beleza de sua localização estratégica.
Se o visitante estiver em busca de algo mais radical, pode se aventurar pelas principais trilhas da cidade, dentre elas a Trilha da Praia Brava, a Trilha do Farol e a Trilha da Caverna, todas consideradas leves e de curta duração.

Rumo ao Segundo Distrito, pela Rodovia Amaral Peixoto, o visitante ainda pode desfrutar de praias reservadas, dentro de condomínios fechados, porém com acesso franqueado ao público pelos portões principais. São elas: a Praia do Condomínio Orla 500, a Praias do Condomínio Verão Vermelho, e a Praia do Condomínio Santa Margarida, cuja infraestrutura de segurança e o conforto dão a tônica.

Seguindo em direção a Barra de São João estão as praia de Unamar e Aquarius, ambas contam com orla urbanizada e quiosques padronizados, com infraestrutura de estacionamento, segurança e iluminação noturna.

Quase na subida da Ponte, chega-se a Praia de Santo Antônio e suas águas calmas,com o ar bucólico da vila dos pescadores e diversos quiosques, cujo acesso se dá por pequenas ruas no interior da vila, na foz do Rio São João.

Ainda no Segundo Distrito, estão localizados dois parques ecológicos que visam preservar espécies da fauna brasileira, o Parque Municipal do Bicho Preguiça e o Parque Municipal do Mico Leão Dourado, que apesar de não possuírem uma sede, tem entrada gratuita e podem proporcionar aos mais atentos, um contato próximo com os animais.

O retorno ao Centro de Cabo Frio leva obrigatoriamente o visitante com interesses em preservação ambiental ao Parque Municipal Dormitório das Garças e às maravilhas da observação dos pássaros em seu retorno aos ninhos.

Fonte: Cabo Frio Turismo

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Réveillon em meio a deslumbrante Península do MaraúIlha Grande (RJ): natureza exuberante em mais de 100 praias

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários