Mercado público de Itapissuma (PE) será requalificado

Todos os boxes serão inteiramente reformados e novos banheiros serão instalados

  
  
Os pescadores vão ganhar um quiosque específico para a manutenção das redes, dando visibilidade a esta importante tradição local

Além das águas mornas e tranquilas, o Litoral Norte de Pernambuco oferece aos turistas outra atração irresistível: a saborosa gastronomia a partir de frutos do mar. Para que turistas e pernambucanos possam degustar da nossa culinária com mais conforto e qualidade, a Secretaria de Turismo de Pernambuco irá reformar o mercado público de Itapissuma, terra da famosa caldeirada. Além do prédio, a praça Agamenom Magalhães, que fica no entorno, será inteiramente requalificada. O investimento está orçado em R$ 1,8 milhão, com recursos provenientes do Prodetur.

“Com esta obra vamos garantir que os produtores possam comercializar melhor seus produtos, oferecendo um serviço mais eficiente. Desta maneira vamos garantir que mais empregos possam ser gerados e aumentar a receita da cidade. Além disto, vamos proporcionar um atendimento padrão para todos os visitantes, com organização e qualidade”, afirmou o secretário de Turismo do Estado, Paulo Câmara.

O edital de licitação para a obra será publicado nesta quarta (17) no Diário Oficial de Pernambuco e o prazo para a concorrência entre as empresas que tentarem habilitação é de três meses. O início das obras está marcado para setembro e o prazo de conclusão é de um ano. O projeto prevê a conscientização dos locatários que comercializam nos 12 boxes existentes no mercado, informando a todos sobre os benefícios que a requalificação pode trazer.

Todos os boxes serão inteiramente reformados e novos banheiros serão instalados. Os pescadores vão ganhar um quiosque específico para a manutenção das redes, dando visibilidade a esta importante tradição local. O piso, que hoje é granítico, será substituído pelo intertravado, garantindo acessibilidade ao prédio. Um playground, que atenderá tanto aos turistas quanto à comunidade, será construído ao lado do mercado. Com a reforma, o mercado será um dos principais pontos de visitação da Rota Náutica e Coroa do Avião, que percorre todo o Litoral Norte.

“Teremos ainda espaços para apresentações culturais e comercialização de artesanato. Com isto queremos consolidar Itapissuma e todo o Litoral Norte como um centro de referência da culinária popular. Este equipamento será trabalhado como um produto turístico, compondo todo o nosso material de divulgação”, esclareceu Câmara.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

  
  

Publicado por em

Joao alves de lima

Joao alves de lima

27/11/2010 21:35:33
Esta cidade é muito maravilhsa faz 26 anos que sai daí, mas logo estou voltando para ficar.