Os dez mandamentos para conhecer Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é lugar lindo e repleto de atrações. Badalado, e por este motivo é o quinto destino mais procurado do Brasil e o primeiro de Pernambuco. Não faltam motivos para conhecer o balneário, mas enumeramos 10 mandamentos para quem vai lá

  
  
O primeiro mandamento para quem visita o balneário é conhecer as piscinas naturais. Elas são comuns em todo o litoral nordestino, mas em Porto de Galinhas ficam mais próximas da Costa

Porto de Galinhas é lugar lindo e repleto de atrações. Badalado, e por este motivo é o quinto destino mais procurado do Brasil e o primeiro de Pernambuco. Não faltam motivos para conhecer o balneário. Enumeramos 10 mandamento para conhecer Porto de Galinhas.

O primeiro mandamento para quem visita o balneário é conhecer as piscinas naturais. Elas são comuns em todo o litoral nordestino, mas em Porto de Galinhas ficam mais próximas da Costa, a cinco minutos da praia em um percurso de jangada. É possível ver um cardume de peixes coloridos. Outras ficam tão próximas que pode explorá-las a pé na maré baixa, com o uso de uma sandália por causa dos ouriços. O passeio é oferecido pela Associação dos Jangadeiros, na Praça das Piscinas Naturais.

Outra opção é o Pontal de Maracaípe. É nesse local que as águas do rio Maracaípe se encontram com o mar. A primeira vista parece apenas um lugar para contemplação, mas o Pontal oferece muitas atividades e é difícil escolher por onde começar. Há aulas de kitesurfe, standup paddle, passeios de caiaque e de jangada pelos manguezais, habitat natural dos cavalos marinhos. Bom para assistir ao pôr-do-sol, durante a noite o lugar também tem badalação na Vila de Todos os Santos, um complexo de bares e restaurantes.

Em matéria de conservação, duas organizações não-governamentais: a Ecoassociados, que trabalha na conservação de tartarugas, baobás (árvore de origem africana) e recifes de corais, e o Projeto Hippocampus de biologia, cultivo e preservação de cavalos-marinhos, merecem a visita. O passeio é uma aula sobre a vida e a reprodução desses animais e é possível conhecer detalhes sobre as tartarugas marinhas e admirar diversos tipos de cavalos-marinhos nos aquários que ficam na sede da entidade. As duas organizações realizam um trabalho sério para visitantes e para a comunidade local.

Porto de Galinhas é lugar lindo e repleto de atrações. Badalado, e por este motivo é o quinto destino mais procurado do Brasil e o primeiro de Pernambuco

Para os que gostam de passeios mais radicais, a dica é praticar mergulho. Os recifes de corais, as formações rochosas e os navios naufragados são as atrações que o visitante pode ver apenas debaixo d`água. A melhor época para a prática vai de outubro a março, quando as condições de visibilidade da água chegam a dez metros nos recifes próximos à praia e a 25 metros em mar aberto. Na região, há opções como o mergulho livre feito com máscara, snorkel, nadadeiras e colete, o de batismo com instrutores e guias e cursos básicos, avançados e de especialidades oferecidos por várias operadoras de mergulho.

Depois das atividades, se sentir fome, vá ao Beijupirá, o nome do restaurante é inspirado em um peixe de águas profundas do litoral pernambucano. O peixe é uma das especialidades da casa, preparado na chapa e servido com molhos de frutas tropicais, como pitanga e manga. Ou experimente o menu de pratos internacionais do Domingos Restaurante, que utiliza ingredientes diferentes do padrão da vila, como o avestruz, pato, foie gras, cordeiro e perdiz, sem deixar de lado os pescados e frutos do mar.

À noite, muitas são as opções de barzinhos e baladas como o Bar Birosca da Cachaça, ótimo para quem gosta música eletrônica. A casa noturna é a mais badalada da vila. Com capacidade para 200 pessoas, os DJs tocam as músicas do momento e de vários estilos. Para entrar no clima nordestino, a Lua Morena oferece o autêntico forró pé de serra com banda ao vivo e instrutores de dança. A capacidade é para 400 pessoas distribuídas nos dois andares abertos e arejados.

Para finalizar, e levar uma lembrança da viagem, vale um passeio pela Vila de Porto de Galinhas para comprar souvenires do símbolo do balneário, a galinha.

Fonte: Viagem Brasil

  
  

Publicado por em