Praia do Garimpinho traz harmonia com meio ambiente

Com estilo rústico e em completa sintonia com a natureza, a praia do Garimpinho, distante 444 km de Palmas é considerada uma área ecológica

  
  
Por do Sol na Praia do Garimpinho

Com estilo rústico e em completa sintonia com a natureza, a praia do Garimpinho, distante 146 km de Araguaína e a 444 km de Palmas é considerada uma área ecológica. O complexo formado por várias ilhas é totalmente natural e propício para camping. Suas águas limpas permitem um bom banho e muito descanso num ambiente familiar.

Técnicos da ADTUR – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins estiveram no local onde observaram o potencial para o turismo. Entre as ilhas mais procuradas estão a praia do Genésio, distante 800 metros do pier, a praia dos Porcos e a praia do Urubu, com 1.500 metros de extensão.

Esse “paraíso ecológico” está situado na margem direita do Rio Araguaia, no município de Araguaína, norte do Estado. O acesso se dá pela TO-226, cerca de 35Km antes de chegar em Araguaína. Uma parte da estrada 12 km já tem asfalto, sendo o restante de estrada de terra, mas em boas condições de manutenção.

A simplicidade do lugar tem atraído grupos formados por amigos e parentes. Acompanhado da família, o empresário Edilberto Gonçalves veio de Urbelândia – Minas Gerais. “Aqui temos muita paz e tranqüilidade”, comentou.

Praia do Garimpinho

A diversidade de animais exóticos desperta o interesse de pessoas como o autônomo Márcio Batista, que optou por acampar em uma praia mais deserta. “Estou aqui pela primeira vez. Encantei-me com tamanha beleza”, disse, acrescentando que pretende voltar novamente.

Nesta época do ano, o potencial turístico do Garimpinho é complementado com serviços de culinária, mercearia, hospedagem, ofertados no pequeno povoado onde residem 18 famílias.

Na área urbana, a Prefeitura Municipal de Araguaína está com barraca de apoio. São disponibilizados serviços de saúde; manutenção e limpeza e preservação ambiental.

De acordo com o diretor de Turismo de Araguaína, Iberê Neves, a Temporada oficial na praia termina nesta semana, porém enquanto as águas não sobem continua a movimentação de pessoas nos acampamentos. “Em 2011, nossa intenção é reforçar a estrutura para receber mais turistas”, frisou ao comentar que já está em andamento um projeto para implantação da sinalização turística do município de Araguaína, incluindo a praia do Garimpinho.

  
  

Publicado por em

Joannes

Joannes

24/07/2013 11:45:22
Sugestão: fuja das praias de Rio no Tocantins! O que você vai encontrar lá e sujeira, imprudência de pessoas com barcos e jet ski(inclusive menores) bêbados e brigas, estive lá e detestei!