Praia do Rosa entre as Baías mais belas

Única baía brasileira a fazer parte do Clube das Baías Mais Belas do Mundo

  
  

Única baía brasileira a fazer parte do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, a Praia do Rosa (Imbituba/SC) conquistou a Vice-Presidência para o Continente Americano.

Com o tema "Oceanos que nos unem", o 5º Congresso Mundial do Clube, encerrado dia 18 de maio, em Setúbal, Portugal, instituiu Vice-Presidências para cada Continente. A Praia do Rosa passa a ser referência para todo Continente Americano, representada por Enrique Litman, Presidente da PROA (Pousadas do Rosa Associadas) e do IBF (Instituto Baleia Franca).

Sustentabilidade e turismo ético é o grande direcionamento firmado entre os integrantes desta ONG que conta com chancela da Unesco. Temas ambientais, como preservação da fauna e flora, aquecimento global, resíduos sólidos, conservação dos ecossistemas e redução de consumo devem nortear o trabalho de cada baía, visando sua manutenção no Clube. No Congresso deste ano sustentabilidade e o turismo ético foram o foco dos debates e das trocas de experiências.

A Praia do Rosa - que recebeu o titulo em 2003 e é o único membro brasileiro do Clube - foi selecionada por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela beleza cênica e por sua preservação ambiental.

O posto de integrante do Clube não é vitalício e as baías podem ser excluídas se não cumprirem as exigências, que são muito mais ambientais do que estéticas. Exemplo disto é o caso da Baía de Todos os Santos que acabou excluída do Clube e agora pretende reingressar. Outra brasileira que pleiteia uma vaga é a Baía de Guanabara. A vice-presidência da Praia do Rosa estará articulando o cumprimento de requisitos para estes ingressos, bem como a do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Por Vera Demian

  
  

Publicado por em