Veranistas organizam campanha na praia de Maramar, no Piauí

A campanha, que tem como tema Maramar Limpa e Preservada, é um trabalho totalmente idealizado pela comunidade.

  
  

Um grupo de veranistas, que possuem casa na praia de Maramar, teve uma grande iniciativa este ano: criar uma competição para recolher o lixo da praia e incentivar a limpeza do lugar. A campanha, que tem como tema Maramar Limpa e Preservada, é um trabalho totalmente idealizado pela comunidade.

A campanha tem início neste sábado (13) e vai até terça-feira (16), onde será realizado um concurso entre 20 jovens voluntários, com idade entre 12 e 17 anos, que receberão luvas, sacos e camisetas e deverão recolher a maior quantidade de lixo possível da praia de Maramar.

Serão ainda distribuídos panfletos e colocadas faixas na praia e o objetivo é incentivar a própria população e os visitantes da importância de preservar as praias limpas. De acordo com dona Teresinha Ferreira, veranista na praia de Maramar e uma das idealizadoras da campanha, o projeto tem o apoio da comunidade e de alguns parceiros.

“Fazemos parte da comunidade, temos que dar nossa parcela de contribuição, não podemos esperar tudo das autoridades”, declara a veranista, explicando ainda que este é o primeiro ano da campanha, mas poderá ter continuidade nos anos seguintes com um apoio maior.

Na terça-feira (16), três fiscais analisarão a limpeza da praia e iniciarão a pesagem do lixo recolhido para que, às 15 horas, sejam entregues os prêmios aos vencedores do concurso. O primeiro lugar ganhará uma bicicleta, doada pelo sistema Pag Contas, o segundo e o terceiro lugares ganharão uma prancha e uma bola, respectivamente, doadas pela comunidade. Outras pessoas também contribuíram para a campanha, como é o caso do grupo Gelo Polar, que patrocinou as faixas; os donos dos bares e a comunidade, sacos e luvas.

Para o secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, esta é uma grande iniciativa que deve ser copiada. “Nós trabalhamos para oferecer estrutura no setor turístico, mas necessitamos da ajuda da população. Esse grupo de veranistas está de parabéns pela ideia”, declara.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em