A união faz o turismo !

A ideia é mobilizar os gestores locais, entidades e comunidade para trabalharem juntos, em prol do fortalecimento da atividade turística.

  
  

“O projeto de gestão e planejamento não pode se conduzido por uma só pessoa, precisa de várias mãos”. A expressão da consultora do Instituto Marca Brasil (IMB) Maude Piva resume o “espírito” da ação de capacitação que o Ministério do Turismo promoveu em Brotas (SP).

A ideia é mobilizar os gestores locais, entidades e comunidade para trabalharem juntos, em prol do fortalecimento da atividade turística.

Representantes de entidades, governo e empresas estiveram reunidos, no dia 21 de janeiro na cidade, para, entre outras atividades, definir a composição do grupo gestor, que vai gerenciar o turismo local.

As equipes do MTur e do IMB lançaram o primeiro de seis módulos do projeto, que vai beneficiar no total 50 municípios das cinco macrorregiões brasileiras.

A comunidade de Brotas atendeu o chamado. “Todos os setores ligados ao turismo estão aqui. Esse interesse e mobilização partem da observação de que sabemos que, embora Brotas seja um destino consolidado, temos deficiências e necessidades”, avalia a secretária de Turismo de Brotas, Alecxandra Berto.

Ativistas da ONG Rio Vivo, com quase 20 anos de atuação na região, reconhecem que falta conhecimento técnico para o planejamento da atividade turística.

“Brotas já está madura, falta o pulo do gato para nosso reposicionamento no mercado. É isso que estamos vivenciando agora”, diz Eva Santana, ao participar do treinamento.

As próximas cidades a receberem os consultores do projeto do MTur são Pelotas (RS), Aparecida e Campos do Jordão, em São Paulo.

Fonte: MTur

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em