Abrolhos: Na Costa das Baleias

Todos os anos, entre Julho e Novembro, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia, se transforma no habitat de milhares de baleias jubarte. Chegou a hora de fazer as malas e ver mais este espetáculo da natureza

  
  
O facto é que a temperatura amena do mar é muito atrativa para uma comunidade itinerante de baleias jubarte

Todos os anos, entre Julho e Novembro, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia, se transforma no habitat de milhares de baleias jubarte. Chegou a hora de fazer as malas e ver mais este espetáculo da natureza.

Quando se fala em observação de baleias, nem sempre o Nordeste é o primeiro ponto que nos vem à cabeça. O fato é que a temperatura amena do mar, sobretudo no trecho entre os estados da Bahia e do Espírito Santo, é muito atrativa para uma comunidade itinerante de baleias jubarte. Elas chegam a percorrer, a partir da fria Antartica, cerca de 4,5 mil quilômetros apenas para se reproduzir no Brasil.

Também conhecidas por baleias-corcunda ou baleias-cantoras (pelos sons incríveis que produzem durante o acasalamento), estes mamíferos gigantes concentram-se na costa brasileira entre Julho e Novembro, no extremo sul da Bahia, onde se encontra o arquipélago de Abrolhos, o primeiro Parque Nacional Marinho da América do Sul.

Composto por cinco ilhas, Abrolhos, que possui um ecossistema muito particular e é por isso alvo de uma severa vigilância, tornou-se um destino predileto para quem deseja ter acesso a um lado menos explorado do turismo da Bahia.

O acesso mais fácil faz-se por Caravelas, ponto de partida para as excursões em catamarã ou barco. O trajeto até Abrolhos dura cerca de três horas, mas permite ir avistando as baleias que não se fazem rogadas a dar saltos e piruetas no ar, bem perto dos barcos. Já em Abrolhos, há possibilidade também de nadar entre os corais e de avistar outras espécies como as tartarugas-cabeçudas, os bodiões-azuis ou os atobás. Em terra firme, apenas se pode desembarcar na ilha de Siriba, onde existe uma trilha, a única do parque.

Abrolhos é daqueles lugares que a natureza quis mostrar ao homem o quao ela consegue ser, sendo em terra ou no mar.

Fonte: Destinos de Viagem

  
  

Publicado por em