Alianças Estratégicas e a Nova Governança para o Turismo Sustentável

O capital humano e as novas formas de gestão são fatores muito importantes para o desenvolvimento do Turismo Sustentável.

  
  

Durante o X Encontro Estadual de Secretários, Dirigentes e Técnicos Municipais de Turismo, que acontece até hoje, sexta-feira, 08, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba, os participantes puderam assistir à conferência “Alianças Estratégicas e a Nova Governança para o Turismo Sustentável”.

A palestrante, Tânia Zapata, do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano de Recife/PE, destacou cinco principais pontos para o desenvolvimento do Turismo Sustentável. São eles: a globalização; a sociedade do conhecimento; a inovação e o capital; a cooperação e o capital social; e por fim, o desenvolvimento sustentável. Tânia afirmou que se deve aproveitar a oportunidade do mundo globalizado agregando o valor a economia, uma vez que o ser humano possui uma cultura empreendedora. Ela ainda diz que o capital humano e as novas formas de gestão são fatores muito importantes para o desenvolvimento do Turismo Sustentável.

O fortalecimento dos eixos produtivos locais como a relevância e diversificação estão totalmente ligadas ao território, e por isso, se deve investir no desenvolvimento das regiões turísticas com o intuito de aproveitar as vantagens competitivas das mesmas. É por este motivo, no entanto, que o turismo depende do ambiente natural, da cultura do povo local, do contexto histórico, da gastronomia e de tantos outros fatores ligados ao turismo.

Logo após o encerramento do X Enncontro nesta sexta-feira, será aberta a V Mostra das regiões Turísticas, que ocorre ao lado do XV Salão Paranaense de Turismo da Abav, no 9º andar o Estação Embratel Convention.

Durante a Mostra os visitantes poderão conhecer os principais atrativos de cada região turística do Paraná. No evento também há degustação de comidas típicas e apresentações artísticas com shows de duplas sertanejas, danças folclóricas e outros atrativos.

Fonte: Secretaria do Turismo do Paraná

  
  

Publicado por em