Ceará realiza seminário de turismo de base comunitária

Com a presença de instituições nacionais e internacionais, o propósito do evento é fortalecer as experiências de turismo de base comunitária já existentes no Brasil

  
  

A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, no Ceará, irá realizar no período de 14 a 16 de agosto o primeiro Seminário Internacional de Turismo de Base Comunitária, em Nova Olinda, distante cerca de 550 quilômetros de Fortaleza. O objetivo do evento é aproximar os atores do turismo de várias regiões do Ceará e também do Brasil para promover troca experiências e o turismo de base comunitária nacional e internacional.

O seminário contará com a participação de instituições nacionais e internacionais com experiência em turismo de base comunitária. O evento conta com a promoção do Sebrae/CE e com apoio do Ministério do Turismo.

A programação do evento começa sexta-feira (14) com um tour pela Casa Grande guiado pelos recepcionistas mirins do Memorial do Homem Kariri. A abertura do seminário será às 9h30 e às 10h haverá uma palestra sobre o Programa de Regionalização do Turismo e dos Destinos Indutores, com Ana Clévia Guerreiro, coordenadora geral de Regionalização do Ministério do Turismo. Na parte da tarde, às 14h, será apresentado o painel sobre 'Políticas públicas na perspectiva do fomento ao turismo de base comunitária'.

No sábado, o evento começa às 8h30 com um painel sobre 'A construção pioneira do Turismo de Base Comunitária no Estado do Ceará'. À tarde, a partir das 14h haverá outro painel intitulado 'Reflexões e Práticas na Gestão de Turismo Solidário de Base Comunitária'.

No domingo, haverá a continuação do painel e os participantes, na parte da tarde, irão realizar um trabalho em grupo com base nas reflexões resultantes dos painéis. A idéia é gerar diálogos colaborativos entre os participantes, por meio dos quais poderão compartilhar seus conhecimentos sobre os temas e descobrir novas oportunidades de ação conjunta.

Fundação

A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri é uma organização não- governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará. Sua criação se deu a partir da restauração da primeira Casa da Fazenda Tapera, hoje cidade de Nova Olinda, ponto de passagem da estrada das boiadas que ligava o Cariri ao sertão dos Inhamuns, no período da civilização do couro, final do século XVII.

A missão da Fundação é a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural por meio de seus programas: Memória, Comunicação, Artes e Turismo. Os programas de formação da Fundação Casa Grande desenvolvem atividades de complementação escolar através dos laboratórios de Conteúdo e Produção. O objetivo é a formação interdisciplinar das crianças e jovens, a sensibilização do ver, do ouvir, do fazer e conviver através do acesso à qualidade do conteúdo e ampliação do repertório.

Hoje a Fundação Casa Grande é uma escola de referência em educação e tem a visão de levar 'o mundo ao sertão'. Mas não qualquer mundo, e sim um mundo que proporcione às crianças e jovens o empoderamento da cultura e da cidadania. Para proporcionar o acesso de outras comunidades a nossa tecnologia social, foi criado o 'Turismo de Conteúdo', abrindo à pesquisa os laboratórios de conteúdo da Fundação para um público que em 2006 chegou a 28 mil pessoas.

Serviço:
Sebrae no Ceará - (85) 3255-6600
Mais informações:
http://seminariodeturismosbc.wordpress.com/

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em