Desafio Geoturismo 2009

Participe da votação e apoie o turismo inovador!

  
  

Faça parte do Geoturismo - turismo que preserva ou aprimora o caráter geográfico de um determinado lugar: sua natureza, cultura, arquitetura, história e o bem estar de sua gente.

Nosso júri formado por especialistas selecionou 10 projetos do total de 611 inscrições recebidas de mais de 80 países.

Agora, convidamos a todos para escolher 3 entre os 10 finalistas com trabalhos inovadores no mundo.

Como votar:

1. Abra a página do Desafio em Geoturismo 2009: http://geotourism.changemakers.com/en-us/node/16599/vote?
Para votar é necessário estar cadastrado na Comunidade Global do Changemakers. Clique em login or register to vote

- Se você já é membro: Clique em login e entre com o seu Login/ Usuário e password /senha e clique em Login.

- Se você não é um membro cadastrado: Clique em Join e preencha os campos solicitados. Escreva a resposta da somatória solicitada para verificação e ao final clique em Register your new profile now.

2. Selecione 3 projetos e clique em Submit Vote.

Veja um breve resumo dos finalistas:

Nature Air 100% Carbon Neutral Airline - NatureAir, Costa Rica: NatureAir é uma das únicas companhias aéreas que faz compensação de 100% do carbono emitido pela empresa. Para cada grama de carbono produzido, a NatureAir compra créditos de carbono do governo. Esse dinheiro dos créditos de carbono é utilizado para pagar pelos programas ambientais do departamento florestal da Costa Rica. Além disso, para ajudar a limitar as suas emissões, a NatureAir utiliza frota de dois motores, realiza extenso treinamento da tripulação, e faz planos de vôo de forma a evitar esperas longas na pista. A eficiência do combustível utilizado melhorou 7% em três anos. Atualmente, a NatureAir está trabalhando para uma redução adicional das emissões de 4% por avião em 2010.

Natural Mentors: Virgin Islands Youth Heritage Exchange Farm Excursions - Virgin Islands Sustainable Farm Institute, Estados Unidos: A Natural Menotrs (NM) facilita o intercâmbio cultural e a conscientização ambiental de jovens através de um programa de certificação que une jovens locais e visitantes voluntários que passam as férias nas Illhas Virgens. O programa conecta idosos que conhecem a cultura da ilha com líderes juvenis, jovens com outros jovens, e grupos locais com visitantes. Partindo do modelo tradicional do turismo, onde as necessidades do turista vem em primeiro lugar, a NM primeiro incide sobre as necessidades da população hospedeira. Jovens apreendem como cultivar alimentos orgânicos, culinária, artes, artesanato, cultura, e teatro. Eles recebem mais de 4500 visitantes por ano.

Evergreen Brick Works - Evergreen, Canadá: A Cidade de Toronto, no Canadá possui um terreno muito acentuado, cheio de vales de onde saíam no passado os tijolos para muitas das construções da cidade. Esses vales que são parte da história de Toronto, hoje estão abandonados e escondidos. A população nem percebe que estão ali no meio da cidade. A proposta do Evergreen Brick Works é transformar esses vales em parques que podem ser visitados tanto por moradores quanto por turistas, criando assim, um espaço de beleza e tranquilidade no meio da loucura da cidade. Para implementar esse projeto a empresa precisa de US$55 millhões, dos quais US$37 milhões já foram arrecadados.

Context Travel's Sustainable Travel Initiative - Context Travel, Estados Unidos: A Context Travel promove caminhadas educacionais para turistas em cidades que sofrem alta atividade turística como Roma, Paris, e Nova York. As caminhadas são feitas em grupos de até seis pessoas e focam em discutir o impacto do turismo em monumentos e no caráter da cidade. Também educa os visitantes para que visitem os pequenos negócios da cidade e utilizem transporte alternativo. Além disso, a Context Travel oferece bolsas para jovens de baixa renda poderem viajar para esses destinos que normalmente só pessoas de classes mais altas podem conhecer. A empresa possui 3 funcionários, 2 sócios, e mais de 170 professores e especialistas que conduzem os grupos de caminhadas.

Wikiloc - Community Maps - Wikiloc, Espanha: Wikiloc é uma página na Internet que permite a comunidades locais mostrar informações geográficas do território deles para uma audiência internacional de turistas, de uma forma fácil. As comunidades conseguem de forma efetiva criar os próprios mapas de trilhas e pontos de interesse para serem colocados em mapas digitais na Internet e no Google Earth. É um sistema democrático porque qualquer um pode ajudar a criar os mapas. Podem participar agências do governo, empresas privadas, e a população em geral. Não há barreiras.

Mongolia's Ger to Ger Foundation: Nomad Centered, Community - Based, Cultural Eco Tourism Development - Ger to Ger Foundation & Agency, Mongolia: A Fundação Ger to Ger ensina as familias nômades de baixa renda que vivem na área rural da
Mongólia a como receber turistas da melhor forma e de maneira sustentável; desenvolver roteiros; e fazer do turismo uma forma de aumentar a renda familiar. Além do treinamento, eles fazem a conexão desses nômades com o mercado turístico mundial. Depois de algum tempo, os nômades mais experientes tornam-se treinadores dos mais novos. Em 2008, aproximadamente 500 turistas participaram do projeto beneficiando cerca de 40 familias nômades de baixa renda.

Educational Volunteer Tourism changing attitudes in Cambodia & funding over $1 million for NGOs - PEPY, Camboja: Oferece um turismo voluntário de aventura que gera recursos para a educação em regiões rurais do Camboja. Trabalha com viajantes que buscam uma experiência responsável social e ambientalmente ao desenvolver projetos com organizações sociais de base parceiras da PEPY. Cada participante do tour paga pelos custos da viagem e deve contribuir com uma doação mínima ou captar recursos para apoiar essas organizações. Desde 2005 até hoje já foram arrecadados mais de U$1milhões para programas de educação. Um exemplo do roteiro é uma viagem de bicicleta para promover a educação ambiental, construir cisternas e colaborar com o intercâmbio cultural nas atividades das escolas rurais.

RiverIndia.com Bamboo Eco-Lodge River Trips on the Siang River - RiverIndia, India: Protege o rio Siang do desenvolvimento predatório fortalecendo a comunidade local para ter retorno econômico com um rio saudável. O Riverindia é uma hospedaria ecológica que atua desde 2005 como uma alternativa de desenvolvimento local sendo um modelo para outras operadoras de ecoturismo. Possuem um foco na proteção ambiental e na geração de emprego em uma região com altos índices de desemprego atuando junto com comunidades tribais. A empresa tem uma escola que treina os residentes nas habilidades de guias e instrutores de remo, fortalece os traços étnicos e gastronomia tradicional. Também estimula os moradores a abrirem seus próprios empreendimentos de canoagem. O hotel oferece ao turista uma oportunidade de vivenciar um ambiente único para realizar atividades de canoagem e pesca, conhecer a cultura local e provar as iguarias culinárias.

Re-inventing a geotourism destination in Nova Scotia - Trout Point Lodge of Nova Scotia, Canada: O Trout Point Lodge na Nova Scócia, Canadá, está recriando um destino turístico que já foi muito procurado e agora está em crise. O hotel está localizado em uma área de reserva ambiental e segue todos os princípios de Geoturismo. Além disso, o hotel utiliza práticas para reduzir ao máximo o impacto na natureza, como utilizar menos papel e menos energia elétrica, produtos de limpeza naturais, e plantar alimentos orgânicos. Os quartos não possuem TV, telefones celulares não funcionam no lugar, e não tem ar condicionado. A receita do hotel triplicou desde que abriram em 2000. Hoje empregam 15 trabalhadores locais, que recebem treinamento em todas as técnicas utilizadas no hotel.

Route of Freedom: Cultural Tourism collaborating to the "Memory of the African Diaspora in Brazil" - Reality Tour Viagens e Turismo Ltda, Brasil. A Rota da Liberdade promove o resgate e a valorização da história e da cultura negra no país através do turismo no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo. Sete roteiros compõem o Circuito turístico que insere os integrantes das comunidades negras tradicionais no processo de geração de emprego, renda, conhecimento e gestão turística. O turista visita lugares históricos que marcam o passado escravocrata do país e também podem vivenciar as raízes da cultura afrodescendentes no presente através da religiosidade, da gastronomia, das danças, dos saberes e fazeres.

Fonte: Equipe Changemakers da Ashoka
www.ashoka.org.br
www.changemakers.com

  
  

Publicado por em