Fortaleza-CE sedia I Seminário Internacional de Turismo Sustentável

O I Seminário Internacional de Turismo Sustentável - O Turismo Socialmente Responsável para o Desenvolvimento Sustentável e a Redução da Pobreza, teve início ontem, dia 12 de maio, no Auditório Castello Branco do CEFET-CE, em Fortaleza (CE). O evento

  
  

O I Seminário Internacional de Turismo Sustentável - "O Turismo Socialmente Responsável para o Desenvolvimento Sustentável e a Redução da Pobreza", teve início ontem, dia 12 de maio, no Auditório Castello Branco do CEFET-CE, em Fortaleza (CE).

O evento tem como objetivo definir estratégias para o desenvolvimento do turismo participativo, solidário e sustentável; promover o intercâmbio de experiências de turismo a partir da perspectiva da inclusão social e elaborar planos de cooperação entre entidades.

Além da participação de personalidades e entidades estrangeiras envolvidas em cooperação e na promoção de um modelo de turismo socialmente responsável, participam do Seminário representantes de universidades de todo Brasil, assim como membros de comunidades do litoral e da serra cearenses e de vários Estados brasileiros (Amapá, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia).

Duas oficinas formam a parte preparatória do Seminário Internacional: entre os dias 10 a 13 de abril, aconteceu, na Prainha do Canto Verde (Beberibe) uma Oficina de Turismo Rural, e entre os dias 07 e 12 de maio acontecerá, na mesma localidade, uma Oficina de Turismo Comunitário como Mecanismo de Inclusão Social, que reunirá representantes de vários Estados brasileiros. Os resultados das oficinas serão apresentados durante o Seminário.

Outros temas a serem abordados incluem o turismo de base local, o desenvolvimento na escala humana e a inclusão das populações tradicionais no turismo. A disputa pelo espaço do litoral do Ceará para a implementação de atividades turísticas será objeto de um debate sobre gestão costeira e justiça sócio-ambiental.

Experiências em nível mundial e novos paradigmas serão discutidos durante a apresentação do "Programa de Turismo Sustentável - Eliminação da Pobreza", implementado recentemente pela UNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e a OMT -Organização Mundial de Turismo.

A OIT - Organização Internacional de Trabalho apresentará experiências bem sucedidas da REDTURS - Rede de Turismo Sustentável. Um espaço será também reservado para entidades da sociedade civil européia.

O Seminário fechará com uma mesa-redonda que abordará a questão de gênero e turismo e as perspectivas e desafios na construção do turismo sustentável.

Programação cultural, exposição de painéis e trabalhos, feira de artesanato e lançamento do livro sobre "turismo de inclusão" completarão as atividades do evento.

Será lançado também, no Seminário Internacional, o Manual de Ecoturismo do WWF Brasil (Fundo Mundial para a Natureza).

O Seminário está sendo promovido pelo Instituto Terramar, a UECE - Universidade Estadual do Ceará e o CEFET-CE - Centro Federal de Educação Tecnológica. É destinado a representantes de organizações não-governamentais nacionais e estrangeiras, lideranças comunitárias, gestores de organismos municipais e estaduais de turismo, representantes do trade turístico, professores(as), alunos(as) e estudantes de turismo e meio ambiente.

Fonte: UECE

  
  

Publicado por em

Rudigeneses

Rudigeneses

19/11/2008 13:47:21
otimo conceito de um turismo com responssabilidade.