João Allievi fala sobre Planejamento Turístico e Sustentabilidade

João Allievi, advogado e especialista em meio ambiente, é o atual diretor do Instituto de Ecoturismo do Brasil, o IEB. João ministrou hoje a palestra `Planejamento turístico sustentável com base nos municípios`. Paula Sarcinella O diretor do IEB a

  
  

João Allievi, advogado e especialista em meio ambiente, é o atual diretor do Instituto de Ecoturismo do Brasil, o IEB. João ministrou hoje a palestra `Planejamento turístico sustentável com base nos municípios`.

Paula Sarcinella

O diretor do IEB abordou princípios e conceitos envolvendo as questões comerciais e éticas do Ecoturismo no Brasil que, na versão mais atualizada discutida por especialistas e profissionais da área, foi renomeado Turismo Sustentável.

Paula Sarcinella

A primeira questão levantada foi a pulverização dos turistas pelos destinos, que pode ser uma alternativa para minimizar os impactos e gastos (esgoto, água, luz, lixo...) e distribuir balanceadamente o dinheiro que entra na cidade através do turismo. `O município deve pensar o planejamento do Turismo. O que é melhor, 300 pessoas num resort ou 30 em 10 pousadinhas?` - provocou.

João tratou também da questão da auto estima dos envolvidos com o setor no país. `Temos a terrível mania de achar que o que é ou vem de fora é melhor, mais confiável. Temos que mudar essse falso conceito`.

Outro assunto discutido foi a responsabilidade dos Estados e das empresas. Allievi estimulou os empresários do setor, muitas vezes concorrentes, a unirem forças, trabalhar em conjunto, a não se enxergarem como inimigos, o que só vai desenvolver a capacidade turística do munícipio e o benefício será de todos os envolvidos.

Os profissionais e empresários do turismo também não devem ficar esperando que o Estado faça tudo, se responsabilize por todas as questões que envolvem o turismo no município. Todos têm a sua responsabilidade sócioambiental e devem fazer a sua parte, arregançar as mangas e fazer acontecer.

Interagindo com o público, Allievi transmitiu dicas e diretrizes orientando aqueles que desejam estruturar e desenvolver o turismo sustentavelmente em seus municípios. Para isso, João citou quatro pontos apresentados na palestra:
- União de forças das comunidades locais, Ongs, empresários e profissionais do turismo no município e entornos;
- Aproveitar o Turismo Doméstico;
- Não seguimentar demais a atividade, explorando os diferentes atrativos culturais, naturais e de serviços que o município pode oferecer;
- `Hoje você precisa menos do turista e mais do empreendedor para desenvolver o turismo na região` - concluiu.

  
  

Publicado por em