Ministro defende turismo sustentável na Marcha dos Prefeitos

“O Programa de Regionalização do Turismo é estruturante. Organiza o município para que este tenha atividades sustentáveis. É impensável o desenvolvimento de roteiros turísticos sem que sejam ambientalmente e economicamente sustentáveis”. A afirmação f

  
  

“O Programa de Regionalização do Turismo é estruturante. Organiza o município para que este tenha atividades sustentáveis. É impensável o desenvolvimento de roteiros turísticos sem que sejam ambientalmente e economicamente sustentáveis”.

A afirmação foi feita pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, ao divulgar a estratégia de regionalização do turismo para os cerca de cinco mil prefeitos, que participam da IX Marcha em Defesa dos Municípios.

Mares Guia apresentou o Programa de Regionalização, que contempla 200 regiões turísticas em 3,85 mil municípios. Disse que a indústria do turismo é “gigantesca”, mas alguns municípios desconhecem seu próprio potencial turístico para explorá-lo devidamente.

“Às vezes, a oportunidade está na porta do município e não é percebida. Por isso, cabe ao Ministério do Turismo fazer o inventário do patrimônio das cidades brasileiras”, afirmou, diante dos prefeitos, que lotaram o auditório principal do Hotel Blue Tree.

Ao falar da importância e abrangência da Regionalização o ministro informou que cada região turística do programa – são 200 ao todo – trabalha com, pelo menos, 10 municípios.

“O turismo também é um fator de distribuição de renda devido à movimentação de turistas de uma região para outra”, acrescentou. Com a oferta dos 87 roteiros previstos no programa, seis deles com fronteira internacional, o Ministério espera ampliar a oferta turística brasileira, buscando o desenvolvimento de três produtos de qualidade em cada Unidade da Federação.

A IX Marcha dos Prefeitos foi aberta na terça (25/4) pelo ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Tarso Genro, que representou o presidente Lula. O evento prossegue até hoje, dia 27, com agenda no Hotel Blue Tree.

Fonte: Ministério do Turismo

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em