O Dia Mundial da Água

No próximo domingo (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. A data é usada para gerar uma reflexão mundial acerca do uso deste bem

  
  
Água

Celebrado desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água este ano tem como tema para reflexão, proposto pela ONU: "Agua e Desenvolvimento Sustentável".

Mas, além disso, o porquê tamanha importância com a água?
O Ser Humano é capaz de sobreviver muitos dias sem comida. Mas sequer vive sem água, afinal, o corpo humano é constituído de 70 a 80% de água.
Tão vital para o ser humano, mesmo antes de nascer é a água que envolve o bebê quando no ventre da mãe. É o precioso "aquário" que o protege e nutre ao longo dos nove meses de gestação.

E mais: 70% da Terra é constituída por água, mas apenas 2,2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem.
Segundo a ONU, se não houvesse tanto desperdício e poluição no mundo, a quantidade seria suficiente para que toda a população vivesse de forma digna.
Atualmente, 1,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e segundo a OMS, até 2025, serão cerca de um terço da população mundial.

O Brasil é rico em água e detém aproximadamente 12% da água doce do planeta. Porém, um dos que mais desperdiçam esse precioso líquido. Talvez por tê-lo em abundância na maioria do país, talvez por falta de informação de que ele não é infinito.

Em algumas regiões do país, é preciso andar léguas, cavar poços, tirar de cactos para tentar encontrar o líquido vital para a sobrevivência das espécies.

Outros lugares do mundo, devido a fenômenos naturais e ao aquecimento global, a falta de água já preocupa Governos e população.
Não indo muito longe, o Peru, país vizinho ao Brasil, já enfrenta problemas quanto ao abastecimento de água em Lima, devido a pouca formação de uma geleira – que após derreter, abastece a cidade -, fazendo que até rituais milenares sejam adiados e que a população local migre para outros locais.

Água

Nesse ano de 2015, como as que as celebrações giram em torno do tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), a sociedade brasileira muito tem a refletir sobre os usos que têm sido feitos desse bem finito.

Um dia para a água e água para Desenvolvimento Sustentável

Água é saúde, água é a natureza, água é a urbanização, água é a indústria, água é energia, água é alimento e água é a igualdade são temas sugeridos para participar das celebrações globais e formarmos nosso evento, segundo a ONU. Acompanha mais aqui.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

Não há meio termo ou substância alternativa. O Ser Humana tem que se conscientizar disso, ou nossos futuros netos, bisnetos irão viver no caos.

Água

Conscientizem-se e saiba economizar

• Ao lavar as mãos, escovar os dentes ou fazer a barba, não deixe a torneira aberta o tempo todo.
• Feche bem todas as torneiras após o uso.
• Tente reduzir alguns minutinhos do seu tempo de banho. Desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando também faz a diferença.
• Conserte vazamentos o quanto antes e mantenha a válvula de descarga da privada sempre regulada. Um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça cerca de três caixas d'água de mil litros
• Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Jogue papel higiênico, algodão, absorvente e qualquer outro resíduo no lixo.

  
  

Publicado por em