Observação de aves: conheça o Japacanim

Observar os pássaros aproxima o ser humano com a natureza, desperta o espírito aventureiro e, também, a capacidade de concentração e paciência

  
  

Observar os pássaros aproxima o ser humano com a natureza, desperta o espírito aventureiro e, também, a capacidade de concentração e paciência.

A Estância Mimosa Ecoturismo, atrativo localizado em Bonito, oferece um passeio voltado para essa atividade, com um roteiro específico. A fazenda é um local estratégico, pois está localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado.

O passeio de observação é realizado nas áreas de mata e morraria. A sede da fazenda com sua lagoa é também um excelente ponto para observação, assim como as estradas internas.

Todo o roteiro de observação é feito com o acompanhamento de um guia especializado bilíngüe. Conheça uma espécie freqüente no local:

Japacanim

O japacanim é uma ave da família Donacobiidae. Também conhecido como japacanim, batuquira ou assobia-cachorro.

Características

Está associado a ambientes aquáticos. Possui a cauda longa e graduada, tendo as asas curtas e redondas. A cabeça, dorso e asas são pretas. O peito e ventre são amarelos, inclusive a íris. O bico e pernas são negros. Possui uma nódoa amarela no pescoço. Quando jovem o Japacanim tem a íris parda em vez de amarela e não possui a nódoa amarela no pescoço.
Emite gritos fortíssimos e bem variados: "schrra-tschrra". "krä-krä", "bíäk-buík, bíä-buík", tzä-tzä-tzä...", "tü-tü-tü...", "gui-gui-gui",...

Alimentação: Alimenta-se de insetos.

Costuma abrir e fechar a cauda e balançá-la várias vezes, emitindo fortes gritos. Isto faz parte da cerimônia de corte do casal. Os ovos são de cor ferrugem-clara. Faz um cesto profundo enfaixado com teias de aranha, sendo afixado ao capim alto ou outras plantas a pouca altura, no brejo ou nas suas margens. O filhote nasce após 17 dias e deixa o ninho com 17-18 dias.

Para mais informações visite o portal: www.estanciamimosa.com.br

Fonte: Bonito Brazil

  
  

Publicado por em