Operadores embarcaram para Costa Rica com foco no turismo sustentável

Preocupação com o turismo sustentável é um ponto em comum entre os doze participantes das cinco regiões brasileiras que integram a primeira viagem do Projeto Excelência em Turismo: aprendendo com as melhores experiências internacionais, fruto de uma parc

  
  

Preocupação com o turismo sustentável é um ponto em comum entre os doze participantes das cinco regiões brasileiras que integram a primeira viagem do Projeto Excelência em Turismo: aprendendo com as melhores experiências internacionais, fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo - por meio da Embatur , Sebrae e Braztoa.

O grupo embarcou na manhã da sexta-feira (13 /5) para a Costa Rica, onde conhecerá práticas bem-sucedidas na área de ecoturismo, lodges e parques nacionais.

Todos estão envolvidos, nas suas atividades, com ações de responsabilidade social ou ambiental, e acreditam que poderão através das experiências adquiridas durante a viagem aprimorar os serviços e a qualidade não só nas suas empresas, mas também em suas regiões de atuação, beneficiando a comunidade local, como destacou Luciano Cohen, da Korubo, no Jalapão (TO).

Rodolfo de Araújo, da Sudoeste SW Turismo, disse que o projeto poderá lhe ajudar a trabalhar melhor os problemas de infra-estrutura e a falta de incentivo e de mão-de-obra junto à população da Ilha Grande (RJ), onde sua operadora está localizada.

Nesse contexto, o presidente da Braztoa, José Zuquim, que deu boas-vindas aos operadores, afirmou que o ecoturismo é mais importante para quem vive nos destinos. “Vamos trabalhar esse componente de preservação e sustentabilidade”, disse.

“Queremos fazer com que o destino Brasil seja confiável e sustentável”, completou Roberto Mourão, consultor e um dos idealizadores do projeto, que acompanhará a equipe. Segundo Vinicius Lages, gerente de Desenvolvimento do Sebrae Nacional, todos participantes deverão fazer uma reflexão de como as experiências internacionais poderão ser aplicadas no Brasil.

Além de Araújo e Cohen integram o grupo de operadores Maria Ivania dos Santos, da Andarpoaí, na Chapada Diamantina, Carlos Augusto Cunha, da Itacaré Turismo, em Itacaré, e Flávio Hauser, da Maris Turismo, na Península de Maraú (as três na Bahia); Gustavo Chaves Soares, da Drena Turismo, em Pirenópolis (GO); Frederico Costa Soares, da Brasil Aventuras, na Serra do Cipó (MG); Cláudio César Carneiro, da Tamanduá, em Bonito (MS); Carlos Queiroga de Deus, da Cliotur, em João Pessoa (PB); Marcos Miranda Fontelles, da Eco Adventure, em Parnaíba (PI); Dayan Cavalcante Saldanha, da Pakaas Lodge, em Guajará-Mirim (RO); e Ana Cláudia Aveline, da Caá-Ete (Pedra Afiada), em Porto Alegre (RS). Eles foram selecionados pelo Comitê do projeto, após atenderem aos requisitos exigidos. Roberto Mourão, a diretora executiva da Braztoa, Mônica Samia, a consultora técnica da diretoria de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur, Jaqueline Gil, e o cinegrafista Pedro Caldas também integram a comitiva que fica na Costa Rica até 21 de maio.

Já estão abertas as inscrições para os operadores de receptivo interessados em participar das duas próximas viagens do projeto Excelência em Turismo, conforme abaixo:

Destino:

Peru (ecoturismo e turismo cultural) - México (mergulho)

Data da viagem: 10 a 18 de junho - 24 de junho a 2 de julho

Prazo de inscrições: 23 de maio - 3 de junho

Fonte: Christiano Bianco

  
  

Publicado por em