Pará vai receber R$ 6 milhões da União Européia para projetos com a Guiana Francesa

O investimento é destinado a projetos autossustentáveis e permitirá intensificar a atividade turística na região

  
  

O Governo do Pará vai receber aproximadamente R$ 6 milhões da União Européia para a execução de projetos de intercâmbio com a Guiana Francesa e o Suriname.

O investimento faz parte do Programa Operacional Amazônia, financiado pela UE, que tem o objetivo de levar desenvolvimento à Guiana Francesa, integrando seus vizinhos, Suriname e Brasil (Pará, Amazonas e Amapá).

Os projetos contemplados, que tem participação paraense, são: a criação de uma rede de universidades amazônicas; programas combinados de fomento e incentivo ao turismo internacional entre Guiana Francesa, Brasil e Suriname; a aceleração do intercâmbio cultural entre os três países; e um projeto de preservação de quelônios, desenvolvido no Rio Xingu, pela Prefeitura do município de Senador José Porfírio.

Para o vice-governador, Odair Corrêa, é importante que os estados brasileiros e países vizinhos tenham objetivos comuns de desenvolvimento e de integração. Segundo ele, no caso da Amazônia, há o consenso em melhorar o acesso entre as cidades, com o objetivo de intensificar a atividade turística. "Nesse projeto devem ser investidos alguns milhões de euros pelo governo francês e pela Comunidade Econômica Européia".

"É uma satisfação poder cooperar com nossos vizinhos para estreitarmos as nossas relações e em projetos que ajudem a preservar o meio ambiente e com capacidade de melhorar a qualidade devida de nossas populações ", disse o vice-presidente da Guiana Fracesa, George Elfort.

Até 2013, a União Europeia pretende aplicar 17 milhões de euros em projetos de desenvolvimento auto-sustentáveis no P.O. Amazônia.

Fonte: Ex-Libris

  
  

Publicado por em