Planejamento turístico inteligente

Architectour 2009 incentivará o debate sobre desenvolvimento sustentável

  
  

Profissionais das áreas de arquitetura, turismo, meio ambiente e urbanismo têm estudado possibilidades de explorar o potencial dos recursos naturais e redimensionar a infra-estrutura das cidades para receber os fluxos turísticos. O Architectour: Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo, que será promovido mais uma vez em Florianópolis neste ano, terá como premissa o desenvolvimento sustentável, que gera renda, emprego e que não compromete a atividade das gerações futuras.

Exemplo disso é o painel Waterfronts: definindo novas bordas d'água e readequando os seus usos, que contará com a participação do arquiteto argentino Alberto Varas, responsável pelo projeto urbanístico da antiga zona ferroviária do bairro Retiro, em Buenos Aires. O trabalho envolve a revitalização do local, criação de imensas áreas para espaço público, novos equipamentos culturais e esportivos, além de diversas edificações que dão forma ao novo limite da cidade em relação ao rio da Prata.

O evento acontece entre os dias 8 e 10 de setembro, no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC). Segundo Hamilton Lyra Adriano, organizador do Architectour, a proposta de unir temas relativos à arquitetura e ao turismo é única. “Não existe outro evento como este. Profissionais do mundo todo estão dizendo ‘sim’ à iniciativa, pelo pioneirismo”, assinala.

Fonte: Assessoria Palavracom

  
  

Publicado por em