Por um turismo amazônico integrado e sustentável

Países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica reúnem-se em Manaus para debater ações para o desenvolvimento sustentável e incremento do fluxo turístico na região

  
  
Manaus (AM): Países membros da OTCA aprovaram estratégias para o desenvolvimento do turismo na Região Amazônica

Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana e Suriname, países membros da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica (OTCA), aprovaram, nesta terça-feira (20), em Manaus (AM), durante a Reunião Regional de Turismo dos Países Amazônicos, as principais linhas estratégicas para desenvolvimento do turismo na Região Amazônica. O documento propõe ações de curto, médio e longo prazo, para o incremento do fluxo turístico na região, tendo em vista a proteção das culturas indígenas e dos recursos naturais. O Brasil foi o país anfitrião do encontro e o Ministério do Turismo (MTur) presidiu a reunião.

Segundo o diretor executivo da OTCA, Mauricio Dorfler, a organização, como instituição facilitadora da cooperação entre os países amazônicos, trouxe para discussão uma proposta de agenda com cinco linhas estratégicas de ação de desenvolvimento do turismo regional. São elas: sistematização da informação regional do turismo, criação de circuitos integrados transfronteiriços, desenvolvimento do turismo comunitário, fortalecimento da imagem turística da Amazônia e criação de mecanismo de financiamento regional do turismo.

A nova agenda da OTCA propõe ações conjuntas para os próximos dez anos. A proposta é resultado das visitas técnicas aos países amazônicos e de discussões, recomendações e conclusões realizadas ao longo de três anos. A nova agenda será apresentada na Reunião de Ministros das Relações Exteriores dos Países Amazônicos, que será realizada em dezembro, em Lima, no Peru.

Durante o encontro, além do apoio à execução das ações previstas na nova agenda, os países membros se comprometeram a compartilhar informações sobre ações e projetos específicos desenvolvidos em cada região. Segundo a gerente de projetos da coordenação-geral de Serviços Turísticos do MTur, Alice Souto Maior, o Brasil se comprometeu a realizar repasse da metodologia do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirizacão. “A ideia é apoiar o desenvolvimento dos circuitos turísticos integrados entre os países, uma das linhas estratégicas discutidas”, destaca Maior.

Durante três dias, o evento, que se encerra nesta quarta-feira (21/07), reuniu representantes dos ministérios das Relações Exteriores e do Turismo dos países membros da OTCA, exceto a Venezuela, que não esteve no encontro. Hoje, representantes dos países realizam visita técnica a empreendimentos turísticos para conhecer experiências exitosas de turismo sustentável.

Sobre a OTCA

A Organização do Tratado da Cooperação Amazônico (OTCA) é um organismo intergovernamental que reúne oito países que compõem a Região Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Com sede permanente em Brasília (DF), a Secretaria Permanente da OTCA foi estabelecida em dezembro de 2002, para implementar os objetivos do Tratado de Cooperação Amazônico (TCA), assinado pelos países em 1978. O objetivo é promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da bacia Amazônica. Na época, os países membros assumiram o compromisso comum da preservação do meio ambiente e uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Para mais informações acesse www.otca.info.

  
  

Publicado por em