Revelando Tocantins: Turismo consciente, futuro sustentável

O Revelando Tocantins tem como objetivo criar um sistema gestor de informações e diagnósticos para gerar proposições de melhoria da infraestrutura turística no estado. Isso deve orientar a definição de políticas públicas e incentivar o investimento p

  
  
Praia do Araçá

O projeto Revelando Tocantins: Turismo consciente Futuro sustentável é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação Assis Chateaubriand, com o apoio técnico da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins.

A motivação para o desenvolvimento deste projeto foi o destaque que o turismo conquistou em função dos eventos internacionais que serão sediados em terras brasileiras. Para aproveitar o crescimento da economia em função do turismo no país todos os estados devem estar preparados para as oportunidades que serão criadas com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O estado do Tocantins sai na frente no mapeamento de possibilidades de crescimento do estado com a atração de visitantes brasileiros e estrangeiros.

O Revelando Tocantins tem como objetivo criar um sistema gestor de informações e diagnósticos para gerar proposições de melhoria da infraestrutura turística no estado. Isso deve orientar a definição de políticas públicas e incentivar o investimento privado. A iniciativa pretende mostrar a capacidade e potencial turísticos da região, que guarda belos tesouros naturais e uma vivência cultural única. Uma equipe especializada no assunto percorreu mais de 20 municípios do estado com vocação para o turismo. O trabalhou começou com o mapeamento dos atrativos e da infraestrutura, passou por uma organização hierárquica para orientar o direcionamento dos recursos, a criação de um sistema informatizado que reúne dados colhidos e analisados e chegou até a capacitação para profissionalizar os empresários do turismo na região e ações de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade envolvida.

O projeto priorizou quatro regiões do estado: Serras e Lago (Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lajeado, Monte do Carmo, Palmas, Paraíso de Tocantins e Porto Nacional), Praias e Lagos do Cantão (Araguacema, Caseara, Pium e Lagoa da Confusão), Serras Gerais (Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga), Jalapão (Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Feliz do Tocantins).

Fonte: Revelando Tocantins

  
  

Publicado por em