Rio de Janeiro e Minas Gerais juntos em projeto de Turismo Sustentável

O governador Sérgio Cabral participou no distrito de Visconde de Mauá, da assinatura do termo de cooperação entre os estados do Rio e Minas Gerais para a implantação do projeto Turismo Sustentável na regi&a

  
  

O governador Sérgio Cabral participou no distrito de Visconde de Mauá, da assinatura do termo de cooperação entre os estados do Rio e Minas Gerais para a implantação do projeto Turismo Sustentável na região do Alto Rio Preto. A iniciativa pretende atender as comunidades de Mauá, Maringá e Maromba, localizadas no município de Resende, a cidade de Itatiaia e o município mineiro de Bocaína.

O convênio estabelecido entre os estados inclui obras de saneamento e urbanização das comunidades locais. O documento também estabelece a implantação do projeto Estrada Parque.

Estamos trazendo um pacote de ações para a região de Visconde de Mauá. Vamos incrementar o turismo e nosso projeto também vai focar a gestão ambiental. Faremos investimentos na área de saneamento, com três estações de tratamento de esgoto e vamos construir a Estrada Parque, que é uma demanda muito antiga da comunidade, disse Cabral na abertura da solenidade, que contou com a participação do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e os secretários de Ambiente, Carlos Minc, e de Turismo, Esportes e Lazer, Eduardo Paes.

A Estrada Parque será pavimentada com blocos de concreto, ao invés de asfalto, com interseções subterrâneas que permitirão a passagem de animais sob o leito da rodovia evitando a morte por atropelamento e, ao mesmo tempo, deixando aberta as rotas de trânsito de roedores e demais espécies da região.

Visconde de Mauá é um pólo turístico dos mais importantes no Brasil. Nossos hotéis, pousadas e restaurantes da região são de muita qualidade. Essa parceria com o estado de Minas será muito importante para a região, explicou o governador.

No mesmo evento, Cabral participou ainda do lançamento da fase piloto do projeto Mauá Digital, coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), órgão subordinado a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

O “Mauá Digital” vai promover a inclusão digital dos moradores e modernizar os órgãos de administração pública localizados na Região do Médio Paraíba.

Sérgio Cabral também disse estar muito feliz de trazer para a região o acesso à Internet, que em um primeiro momento atenderá os órgãos públicos da administração estadual e municipal e, numa segunda fase será levado às pousadas distribuídas por todo o interior.

O Mauá Digital irá conectar a rede sem fio à subsede da prefeitura de Resende, onde funciona o Centro de Gestão Integrada de Mauá; o Colégio Estadual Antônio Quirino, que acaba de receber um novo laboratório de informática com 10 computadores para uso de cerca de 570 alunos, de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA); a Escola Municipal Visconde de Mauá; e o Posto de Atendimento ao Turista, onde será instalado um totem de informações turísticas do Proderj, em parceria a TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro).

Caberá à Alcatel Lucent o fornecimento da infra-estrutura e dos equipamentos de rede wireless (antenas e pontos de acesso), enquanto o Proderj ficará encarregado do apoio logístico ao projeto, em parceria com a equipe do Projeto Piraí Digital.

Fonte: ABN

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Juliana teixeira alves

Juliana teixeira alves

09/02/2010 13:02:18
muito bom esse negócio do RJ e MG juntos!!!!!!!!!!!!!